«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

União Europeia quer fim de controle americano da web

JAMIL CHADE

Entre propostas, está um "compromisso para globalizar a tomada de decisões"

A União Europeia [UE] lançou nesta quarta-feira, 12, uma iniciativa diplomática para reduzir o poder dos Estados Unidos da América [EUA] sobre a internet e quer uma reforma completa na maneira pela qual a web é administrada. Nesta manhã, Bruxelas publicou um projeto de reestruturação da rede mundial de computadores e promete levar a iniciativa a um encontro sobre o tema em São Paulo, em abril.

"Recentes revelações sobre a espionagem em larga escala colocaram em questão a liderança dos EUA no que se refere à governança da Internet", declarou a UE em um comunicado. "Dado o modelo centrado nos EUA de gestão da web, é necessário uma transição suave a um modelo mais global, mas que ao mesmo tempo proteja os valores de uma governança aberta."
O projeto apresentado na manhã de hoje em Bruxelas inclui a transformação da ICANN, organização com o poder de estabelecer o controle de sites e registrar domínios, em uma entidade mundial. Hoje, o ICANN está sediado nos EUA e segue as leis americanas.
Entre as propostas, a UE sugere um "compromisso para globalizar a tomada de decisões" no que se refere às garantias de estabilidade e segurança da Internet. Outra proposta seria a de estabelecer princípios de manter a internet aberta e coerente, sem a criação de novas redes paralelas.
Outra medida é a de promover a transparência nas políticas relativas à Internet, com o fortalecimento de entidades globais e a criação de novos organismos. Os europeus também pediram um "compromisso internacional para promover a transparência e inclusão de diversos atores" na definição das políticas da web.
"A Europa está propondo hoje uma reforma fundamental sobre a maneira pela qual a Internet é administrada e conduzida", declarou o bloco em um comunicado. "A proposta pede um modelo mais transparente e mais inclusivo."
Fonte: ESTADÃO.COM.BR - Internacional - 12 de fevereiro de 2014 - 12h03 - Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.