União Europeia quer fim de controle americano da web
JAMIL CHADE
Entre propostas, está um "compromisso para globalizar a tomada de decisões"
A União Europeia [UE] lançou nesta quarta-feira, 12, uma iniciativa diplomática para reduzir o poder dos Estados Unidos da América [EUA] sobre a internet e quer uma reforma completa na maneira pela qual a web é administrada. Nesta manhã, Bruxelas publicou um projeto de reestruturação da rede mundial de computadores e promete levar a iniciativa a um encontro sobre o tema em São Paulo, em abril.
"Recentes revelações sobre a espionagem em larga escala colocaram em questão a liderança dos EUA no que se refere à governança da Internet", declarou a UE em um comunicado. "Dado o modelo centrado nos EUA de gestão da web, é necessário uma transição suave a um modelo mais global, mas que ao mesmo tempo proteja os valores de uma governança aberta."
O projeto apresentado na manhã de hoje em Bruxelas inclui a transformação da ICANN, organização com o poder de estabelecer o controle de sites e registrar domínios, em uma entidade mundial. Hoje, o ICANN está sediado nos EUA e segue as leis americanas.
Entre as propostas, a UE sugere um "compromisso para globalizar a tomada de decisões" no que se refere às garantias de estabilidade e segurança da Internet. Outra proposta seria a de estabelecer princípios de manter a internet aberta e coerente, sem a criação de novas redes paralelas.
Outra medida é a de promover a transparência nas políticas relativas à Internet, com o fortalecimento de entidades globais e a criação de novos organismos. Os europeus também pediram um "compromisso internacional para promover a transparência e inclusão de diversos atores" na definição das políticas da web.
"A Europa está propondo hoje uma reforma fundamental sobre a maneira pela qual a Internet é administrada e conduzida", declarou o bloco em um comunicado. "A proposta pede um modelo mais transparente e mais inclusivo."
Fonte: ESTADÃO.COM.BR - Internacional - 12 de fevereiro de 2014 - 12h03 - Internet: clique aqui.
Comentários
Postar um comentário