«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

PIFANDO, LOTADO E CARO

Vinicius Torres Freire
Estação da Luz (S. Paulo) - passageiros correm e se apertam para tomar trem da CPTM

Está tudo lotado, está tudo caro, há escassez evidente de chão para os carros, de espaço nos trens ou de estrada e porto para transportar a comida que as fazendas produzem. A paciência da população escasseia também.

A infraestrutura não deu conta de aguentar nem meia dúzia de anos de crescimento bom seguidos deste triênio de lerdeza triste da economia. Além de competência, falta dinheiro para construir mais. Para haver mais dinheiro, grosso modo, também é preciso crescer mais. Mas a presidente e seus adeptos acham que isso de crescimento da economia, do PIB, é conversa mole reacionária.

"O Brasil deu 'overbooking'", observa uma amiga em uma "rede social". Quer dizer, venderam mais passagens do que há lugares neste nosso avião, ou neste trem aqui. Isso aparece na inflação de preços, de mau humor, no deficit externo, na lotação de tudo.

Dia sim, dia não, há falha e/ou tumulto nos trens de São Paulo. Estatísticas (quilometragem média rodada entre falhas) e engenheiros dizem que o número relativo de problemas caiu de 2003 até pelo menos 2012 (ainda não saíram os dados de 2013). Mas, como a rede de trens ficou maior, o número absoluto de falhas cresceu, criando a impressão de piora. O povo irritado e os sindicalistas da área dizem que isso é meio cascata.

Pouco se confia nos dados e nos relatos oficiais, dada a autoindulgência dos governantes. Geraldo Alckmin (PSDB) foi ligeirinho ao atribuir o tumulto de terça nos trens da CPTM a "vândalos", o que até pode ser verdade, mas a afirmação suscita escárnio, dada a lerdeza na construção do metrô e na investigação da bandalheira nos negócios com trens.

Isto posto, o número de passageiros transportados por dia útil em São Paulo cresceu 57% no Metrô e 109% nos trens da CPTM, entre 2004 e 2012, um aumento brutal da demanda. No entanto, como as estatísticas de oferta (lugares, rapidez etc.) são ruins, a gente não sabe precisar o tamanho da escassez. Apenas sente.

Outro sinal suspeito de problema são os apagões de energia. A oferta de energia e o sistema de transmissão melhoraram bem desde o apagão tucano de 2001. Afora desastres meteorológicos ainda piores, parece que não vai faltar energia, embora a credibilidade das explicações oficiais nessa área seja o que se sabe, desde 2001 até agora. A própria Dilma Rousseff fez troça da história dos raios que causam blecautes.

Apesar da situação aparentemente melhor, os preços no "atacado livre" de eletricidade estão em recordes lunáticos, e a gente depende da energia cara e poluente das termelétricas. Ruim com elas, pior ainda sem elas, o que não é um consolo. A situação está apertada mesmo com três anos de crescimento ridículo da economia. Caso o país tivesse crescido, haveria falta de luz no meio do túnel?

Além do mais, o mercado de eletricidade, entre outros, está desorganizado devido a bobagens do governo. A conta de luz apenas não ficou mais cara porque o governo subsidia (banca) o custo extra das termelétricas, no entanto se endividando a juros doidos para fazê-lo. Enfim, preços "abaixo do custo" estimulam o consumo além do que seria recomendável, dada a escassez de água (e, pois, potencialmente, de energia).

O Brasil está batendo pino. Deu mesmo "overbooking".

Fonte: Folha de S. Paulo - Colunistas - 06/02/2014 - 03h00 - Internet: clique aqui.

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