«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

INACREDITÁVEL - O SOFRIMENTO NA SÍRIA DEVASTADA!

Islamistas cobram taxa de cristãos em troca de segurança na Síria

Reuters
31 de janeiro 2014: refugiados palestinos na fila para receber alimentos em meio a escombros
no campo de Yarmouk, em Damasco, na Síria

Homens da comunidade cristã de Raqqa são obrigados a pagar 
17 gramas de ouro para grupo ligado à Al-Qaeda

O Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isil) - movimento que combate o ditador sírio, Bashar Assad, com apoio da rede terrorista internacional Al-Qaeda - passou ontem a exigir dos cristãos de Raqqa, cidade controlada pelo grupo fundamentalista, o pagamento de "impostos" em troca de proteção. Além disso, os insurgentes exigem que os integrantes da comunidade cristã local contenham suas expressões de religiosidade. 

Composto principalmente por jihadistas estrangeiros, o Isil é considerado o grupo mais radical entre os insurgentes que tentam derrubar o regime sírio e tem travado violentos combates com rebeldes islamistas rivais. 

As ordens aos cristãos de Raqqa - de quem exigem pagamento em ouro, segundo o comunicado publicado ontem na internet - são a mais recente evidência de que a intenção do Isil é estabelecer um Estado com base nos princípios do islamismo radical, perspectiva que causa preocupação em financiadores ocidentais e árabes da insurgência síria. 

Citando o princípio da sharia, a lei islâmica, denominado "dhimma" (proteção, em árabe) - que estabelece as condições em que não muçulmanos devem viver em Estados islâmicos -, o Isil oferece segurança aos cristãos em troca de ouro exige a restrição a suas expressões de fé. 

Os cristãos de Raqqa foram proibidos de fazer reformas em igrejas ou outras edificações consideradas sagradas - e também de exibir símbolos religiosos do lado de fora dos templos, tocar sinos das igrejas ou rezar em público. 

Cada homem cristão está obrigado a pagar a taxa de até 17 gramas de ouro, imposto similar ao pago por não muçulmanos em Estados islâmicos séculos atrás. 

A determinação do Isil ainda proíbe os cristãos de portar armas e de vender carne de porco  ou vinho, assim como beber bebidas alcoólicas em público. 

O conceito da dhimma remonta ao século 7º, à expansão do mundo islâmico da Península Arábica pelo Norte da África e Europa. No entanto, foi amplamente abolido pelas reformas aplicadas pelo Império Otomano nas regiões árabes que dominava, até meados do século 19. 
Campo de Yarmouk, em Damasco, Síria: "devastação inacreditável"

PALESTINOS SOFREM COM ISOLAMENTO 

O representante da ONU para os refugiados palestinos, Filippo Grandi, foi ao campo de Yarmouk, em Damasco, na segunda-feira, e disse que "a devastação é inacreditável". Mais de cem morreram de fome ou de males agravados pela desnutrição no ano passado.

Fonte: O Estado de S. Paulo - Internacional - Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014 - Pg. A14 - Edição impressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.