«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

De olho na juventude, católicos lançam aplicativo para iPhone

UIRÁ MACHADO

Preocupada em renovar sua linguagem para conquistar os jovens, a Arquidiocese de Campinas (SP) lançou o iJuventude, aplicativo para smartphone com informações sobre a próxima Jornada Mundial da Juventude.


O evento, um dos mais importantes da Igreja Católica, ocorre a cada dois ou três anos desde 1986. A próxima edição será em 2013, no Rio de Janeiro.


Compatível com iPhone, iPod touch, iPad e Android, o aplicativo traz dados históricos e novidades sobre a jornada, além da "Cristoteca" - canal com mais de 70 músicas de cantores católicos.


Segundo o padre Rodrigo Catini Flaibam [foto abaixo], a ideia é "trabalhar a mídia onde a garotada está hoje em dia".
Em junho deste ano, o papa Bento 16 - que completou 84 anos em abril - já havia mostrado preocupação com as novas mídias. Ao lançar o novo site do Vaticano, usou um iPad para escrever uma mensagem no Twitter.


Os esforços da Igreja Católica para se adaptar à linguagem dos jovens são reflexo da expansão evangélica.


No Brasil, nas últimas duas décadas, os evangélicos saltaram de cerca de 14% da população para 25%, enquanto os católicos encolheram quase dez pontos percentuais - são hoje aproximadamente 65% da população.


Com estrutura menos rígida, as igrejas evangélicas conseguem renovar a linguagem com maior rapidez.


"Esse é um terreno novo, ainda é uma aventura para a agente", reconhece Flaibam.


"Mais que uma questão de proselitismo, é uma preocupação com a linguagem", diz.
Ele conta que os mais velhos da arquidiocese só foram descobrir como mexer num iPhone na hora de conhecer o aplicativo iJuventude.


Fonte: Folha de S. Paulo - Poder - Quinta-feira, 15 de dezembro de 2011 - Pg. A9 - Internet: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1021522-de-olho-na-juventude-catolicos-lancam-aplicativo-para-smartphone.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.