«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Jesus nasceu mesmo em 25 de dezembro?

Manuel Hurtado, SJ *

Paradoxalmente, podemos dizer que Jesus Cristo nasceu antes de Cristo!

Com efeito, segundo alguns pesquisadores, Jesus nasceu no dia 29 de setembro do ano 2 antes da era cristã. Para outros estudiosos, o ano do nascimento pode inclusive ser anterior. Alguns falam do ano 4 ou 6 antes de nossa era. Porém, o único dado certo com o qual todos os especialistas concordam é que Jesus não nasceu no ano zero, pois o rei Herodes, do qual fala o evangelho de Mateus 2,1-15, morreu no ano 4 antes de Cristo.


Por que então o ano do nascimento de Jesus foi alterado? Simplesmente, por causa de um erro de cálculo feito por um monge cita, erudito e matemático, chamado Dionísio o Pequeno, no começo do século VI de nossa era, o qual pós-datou o nascimento de Jesus sem ter consciência de fazer isso, o que só pode ser explicado pela falta de dados precisos no momento de estabelecer o calendário cristão (Anno Domini).


Os evangelhos de Mateus e Lucas apresentam o nascimento de Jesus durante a noite, e uma velha tradição cristã afirma que aconteceu no inverno. Mas é bastante inverossímil que o recenseamento mencionado no evangelho de Lucas 2,1-2 tenha acontecido durante o inverno. Do mesmo modo, é muito improvável que os pastores nessa época invernal estivessem cuidando das ovelhas no campo (Lc 2,8).


Ora, bem posteriormente, por motivos de unificação e com a finalidade de combater vários cultos pagãos celebrados no solstício de inverno, o nascimento de Jesus substituirá a festa pagã do nascimento do sol invicto, associada ao nascimento do deus Apolo. Essa festa era celebrada precisamente no solstício de inverno, que no hemisfério norte acontece ao redor de 25 de dezembro.


* Pe. Manuel Hurtado SJ é doutor em teologia pelas Faculdades Jesuítas de Paris (Paris, França). É professor de teologia sistemática na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, FAJE (Belo Horizonte, MG).


Fonte: domtotal.com - Notícias/Religião - 19/12/2011 - Internet: http://domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=394444

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.