«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sábado, 26 de outubro de 2019

30° Domingo do Tempo Comum – Ano C – Homilia

Evangelho: Lucas 18,9-14

Naquele tempo:
9 Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros:
10 «Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos.
11 O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: “Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos.
12 Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda”.
13 O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: “Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!”
14 Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado.»
Resultado de imagem para o fariseu e o publicano" 
José María Castillo
Teólogo católico espanhol

É preciso matar o fariseu que há em nós

O modelo de pessoa que representa o fariseu, segue existindo agora, como existia no tempo de Jesus. Mais ainda, em um certo sentido muito verdadeiro, todos trazemos incorporado em nossa intimidade um bom fariseu. Um fariseu que teríamos de matá-lo! Porém, seguramente, uma das coisas mais difíceis que há na vida é «matar o fariseu» que cada um leva em si mesmo e consigo mesmo.

Dito isso, esta parábola – antes de tudo – deixa claro os critérios e a forma de pensar daqueles que veem a si mesmos como os «justos», os que pensam que são «como se deve ser». Trata-se de uma mentalidade que, inconscientemente, se reproduz entre as pessoas religiosas, bem mais do que imaginam aqueles que frequentam os ambientes eclesiásticos. É a consciência, que têm de si mesmos, quem se vê «como se deve ser». E também os que pensam que estão «onde melhor se pode estar».

O que este evangelho ensina é que, quando um se enxerga a si mesmo, e pensa de si mesmo, que está «onde tem de estar», e que é «como se deve ser», esse é um fariseu. Quer dizer, é um indivíduo que, desde o momento em que tem de si mesmo a consciência que tem, inevitavelmente (e seguramente sem dar-se conta do que lhe acontece), leva em seu espírito duas convicções que lhe acompanham e lhe acompanharão sempre, a não ser que caia do cavalo!

Estas duas convicções são:
1ª) Sente-se seguro de si mesmo, pisa forte na vida e, certamente, vai com a cabeça erguida e, inclusive, pode olhar de cima para baixo as pessoas.
2ª) Por isso mesmo e necessariamente, sente-se superior aos outros. Como seja, no que seja, sente-se superior aos demais, ao menos em relação à maioria das pessoas ou em algum aspecto da vida. Daí que menospreza ou, inclusive, deprecia aos outros ou, talvez, a muitos.

Pois bem, Jesus censura de forma implacável esta postura, isto é, esta forma de viver e de pensar. Por várias razões:
1ª) porque uma pessoa assim é uma pessoa centrada em si mesma.
2ª) Porque uma pessoa assim é uma pessoa que não vê nela nada mais que «maravilhas», já que, no fundo, o que pensa é que, como ela, não há ninguém no mundo.
3ª) Porque uma pessoa assim é uma pessoa que pensa que os demais são ladrões, injustos, adúlteros, ou seja, trata-se de uma «mente suja», que sempre enxerga falhas, lacunas, defeitos, contradições em todos os que não somo como ela ou pensam como ela.
4ª) Em consequência, é um indivíduo que vê a grande maioria das pessoas como desprezíveis.
5ª) Tudo isso é algo que Deus rejeita tanto que, por mais que o indivíduo se sinta feliz na vida, na realidade, é um «desgraçado», um ser ao qual Deus rejeita.
6ª) Pelo contrário, o Pai aceita, acolhe e abraça a todo aquele que se vê a si mesmo como um ser tão desprezível, que não se atreve a levantar os olhos do solo.

Deus prefere este último tipo de pessoa. Não porque seja um santo, mas porque se vê como o último deste mundo. Simplesmente, enxerga sua própria «humanidade». E aquele que se vê assim, é o que tem seu «ego» controlado e onde deve estar. Por isso, é tão difícil matar o fariseu que cada um levamos dentro.

Traduzido do espanhol por Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo.

Fonte: CASTILLO, José María. La religión de Jesús: comentario al Evangelio diario – Ciclo C (2018-2019). Bilbao: Desclée De Brouwer, 2018, páginas 400-401.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.