«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Conferência de ex-superior dos dominicanos é cancelada em evento da Cáritas Internacional


O Vaticano suspendeu o Pe. Timothy Radcliffe, OP [foto ao lado], o internacionalmente renomado ex-superior geral dos freis dominicanos, de proferir a grande conferência da próxima assembleia geral da Cáritas Internationalis, na semana que vem, em Roma.

A reportagem é da revista britânica The Tablet, 20-05-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O Pe. Radcliffe estava originalmente agendado para proferir o discurso de abertura na segunda-feira de manhã [23/05/11] e falar sobre a teologia que sustenta o trabalho da Cáritas. Ele já havia preparado um discurso de 45 minutos. Ao invés disso, esse espaço foi dado ao frei capuchinho Raniero Cantalamessa, o carismático pregador da casa papal, seguido pelo cardeal Peter Turkson, presidente do Pontifício Conselho "Justiça e Paz".

O ex-mestre dos dominicanos é um dos diversos oradores e painelistas que foram removidos do programa do encontro de uma semana, a fim de "acomodar" as demandas da Secretaria de Estado [do Vaticano] de que as autoridades da Santa Sé recebam os papéis principais, disse um porta-voz da Cáritas à The Tablet nesta sexta-feira, acrescentando que agora o encontro será mais como um "retiro no estilo do Vaticano".

Ele negou que a intenção principal do Vaticano em alterar o programa seja impedir o Pe. Radcliffe de falar. "Nós não estamos lendo dessa forma", disse. Pelo menos seis autoridades da Cúria Romana farão importantes discursos na assembleia geral dos dias 22 a 27 maio, algo sem precedentes na história de 60 anos da confederação.

Dois canonistas do Vaticano vão discutir a reformulação das regras e dos estatutos da Cáritas Internacional. O secretário de Estado do Papa, o cardeal Tarcisio Bertone, SDB, presidirá a missa de abertura da assembleia na noite deste domingo.

O Pe. Radcliffe, 65 anos, foi Mestre Geral da Ordem Dominicana entre 1992 e 2001. Orador e pregador popular em todo o mundo, ele é autor de diversos livros mais vendidos desde que concluiu seu mandato como superior dos dominicanos. Ele também esteve associado com o trabalho da Cáritas e atualmente é membro do conselho da Cafod, uma das duas agências britânicas que fazem parte da Cáritas Internacional.

Pessoas associadas com a confederação da Cáritas têm sido cuidadosas para não sobrevalorizar os recentes movimentos do Vaticano para obter maior controle sobre a organização, temendo que qualquer protesto apenas pioraria a situação.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos - On-Line - 21/05/2011 - Internet: http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=43491 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.