«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

A Exortação “Evangelii Gaudium” encerra o Ano da Fé

Luca Rolandi
Vatican Insider
18-11-2013
Dom Rino Fisichella - presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização

A Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – primeiro documento oficial do Papa Francisco, depois da encíclica a quatro mãos sobre a fé – será entregue no próximo domingo por Jorge Mario Bergoglio a um bispo, a um sacerdote e a um diácono depois da missa que se celebrará na Praça São Pedro, no marco do encerramento do Ano da Fé. Sua apresentação oficial será no dia 26 de novembro.

A notícia foi dada pelo arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, confirmando os outros “sinais” escolhidos pelo Pontífice para o encerramento do Ano da Fé: 
  • a oração com as monjas camaldulenses em um mosteiro no Aventino, no dia 21 de novembro, 
  • o dia dedicado aos catecúmenos, que decidiram receber o batismo cristão, no dia 23 de novembro, e 
  • a exposição das relíquias de São Pedro, no dia 24 de novembro.
O religioso falou sobre a solene celebração do próximo domingo que começará às 10h30 na Praça São Pedro. O sinal mais importante desta iniciativa: “A exposição das relíquias de São Pedro. O Ano da Fé foi concebido como uma peregrinação ao túmulo de Pedro. Os peregrinos detiveram-se diante do túmulo e professaram a fé, sinal da unidade da Igreja e síntese do conteúdo de quanto cremos”.

Após assinalar que é impossível descrever em sua plenitude o que se viveu em âmbito local, o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização referiu-se a micro iniciativas que em todo o mundo evidenciaram quão viva permanece a fé dos fiéis, como testemunho da piedade e do profundo sentido religioso. O magistério do Concílio Vaticano II, catequese sobre a fé, celebrações, testemunhos de caridade, atividades culturais. Tudo fica como sinal que atesta o compromisso dos cristãos no mundo. Este Ano da Fé foi realmente uma experiência de graça e de gratidão ao Senhor, que ficará nos corações. Recebemos testemunhos comoventes de fé também nos lugares mais escondidos, de pobreza, de sofrimento, onde os cristãos são uma pequena minoria. A fé uniu e permitiu recordar a todos o fundamento do nosso crer: Jesus Ressuscitado, esperança para uma vida nova.

Um compromisso ao qual a Igreja é chamada. Crer significa comunicar a outros a alegria do encontro com Cristo. A Exortação Apostólica do Papa, pois, converte-se em uma missão que vem encomendada a todos os batizados para se converterem em evangelizadores. Simbolicamente, o Papa entregará o texto a um bispo, a um sacerdote e a um diácono; provêm, respectivamente, da Letônia, da Tanzânia e da Austrália e são dos mais jovens que foram recentemente ordenados.

Também participarão “religiosos e religiosas e seguirão representantes de cada evento deste Ano da Fé: crismados, um seminarista e uma noviça, uma família, alguns catequistas, um cego (que receberá a carta do Papa Francisco no formato de áudio), alguns jovens, fraternidades, movimentos”, explicou Rino Fisichella.

Foi justamente o Papa, pessoalmente, quem havia pré-anunciado sua exortação, em 04 de junho passado, quando recebeu a secretaria do Sínodo dos Bispos para enfrentar os temas da exortação pós-sinodal que o Pontífice tradicionalmente escreve ao término das reuniões sinodais extraordinárias.

A última, do ano passado, centra-se no tema da “nova evangelização” e Bento XVI não havia composto ainda a exortação quando apresentou sua renúncia. “Há um problema”, explicou o Papa: “agora deve sair uma encíclica, a quatro mãos, dizem... o Papa Bento a começou e ma entregou. É um documento forte, eu direi ali que recebi este grande trabalho: ela foi iniciada por ele e eu a continuei”. Publicar “neste momento” a “exortação pós-sinodal” poderia correr o perigo de sobrepor-se e a exortação poderia ficar de certo “oculta”.

“E depois – prosseguiu o Papa –, pensei que o Ano da Fé terminará (no dia 24 de novembro de 2013) sem um belo documento que pudesse nos ajudar. Pensei em fazer uma exortação sobre a evangelização em geral e acrescentar-lhe as coisas do Sínodo”. Um texto, em síntese, que resume as ideias do Sínodo, mas que compreenda, novamente, o tema da nova evangelização.

A tradução é de André Langer.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos - Notícias - Terça-feira, 19 de novembro de 2013 - Internet: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/525810-a-exortacao-evangelii-gaudium-encerra-o-ano-da-fe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.