«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Igrejas no Brasil: Qual é a sua graça?

Anna Virginia Balloussier*

Igreja A Serpente de Moisés Aquela Que Engoliu As Outras (Salvador)
Igreja Pentecostal Jesus Vem Você Fica (São Paulo)
Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a Sumidade (Rio de Janeiro)


A depender dos nomes, o filão de igrejas evangélicas pode ser tão variado quanto um self-service que mistura bobó de camarão e yakissoba de frutas vermelhas. Em 2014, a exposição “Sabe o Nome da Igreja?” vai reunir algumas das nomenclaturas mais curiosas – vide os casos acima.

“Com todo respeito eclesiástico, claro”, diz a curadora Luciana Mazza, 38, ela própria fiel da Igreja Batista de Itanhaém.
A criatividade com as filiações religiosas dará o ar da sua graça no Salão Internacional Gospel, feira de negócios voltada a música e literatura, marcada para setembro do ano que vem.

Aqui pertinho da redação da Folha de S. Paulo, no centro de São Paulo, fica uma das igrejas selecionadas: a Cruzada Profética do Pai das Luzes (uma portinha de vidro próxima ao Minhocão, com um cavalete convidativo: “Marque aqui sua consulta espiritual gratuitamente”).

Outros favoritos:
Igreja do Sétimo Gole (Goiânia)
Igreja Evangélica de Abominação à Vida Torta  (São Paulo)
Igreja Batista Incêndio de Bênçãos (São Paulo)
Associação Evangélica Fiel Até Debaixo D’água (Recife)
Igreja ‘A’ de Amor (Paraná)
Igreja E.T.Q.B – Eu Também Quero a Bênção (Lumiar-RJ)
Igreja Evangélica Florzinha de Jesus (Londrina)
Igreja Cristo é Show (Belo Horizonte)
Igreja Evangélica Pentecostal A última Embarcação Para Cristo (São Paulo)
FEIRA LIVRE

No mercado de feirões focado no público gospel, o rodízio de nomes valeria um post à parte.

A ExpoCristã, feira veterana que cancelou sua edição neste ano após “ventos não favoráveis” (foi desalojada por falta de pagamento), vai voltar em 2014, sob nova direção.

Foi lá que tomei, em 2011, um gole do “Beijo de Judas”. O copão a R$ 4, vendido no estande “Cocktail Gospel”, misturava caju, maracujá, grenadine e leite condensado (sem álcool).

No segmento, ninguém leva fé numa segunda edição da FIC (Feira Internacional Cristã), que neste ano marcou a estreia das Organizações Globo nesse nicho. A empresa global responsável, Geo Eventos, que já cuidou e depois abriu mão de eventos como o festival Lollapalooza, afirma que o calendário de 2014 ainda está “em planejamento”.
Em julho, vi gente literalmente vestindo a camisa na FIC: à venda, baby looks com estampas que imitavam a Coca-Cola (“Pecado Zero: viva o lado santificado da vida”) e o chocolate Prestígio (“Jesus Cristo: quem anda com ele tem prestígio”).

Enquanto isso, no mês passado, a Flic (Feira Literária Internacional Cristã) e Salão Internacional Gospel anunciaram a fusão para 2014. No material de divulgação, ressaltaram números como os R$ 15 bilhões que o segmento evangélico movimentaria por ano e os 73 assentos (de 594) que evangélicos detêm no Congresso, “a maior bancada em sua história”.

Um mês antes, na feira literária, folheei um exemplar de “Celebração do Sexo”, do americano Douglas Rosenau, que se identifica como terapeuta sexual cristão. O guia seria um “presente de Deus no casamento: o prazer sexual”, com um capítulo inteiramente dedicado ao sexo feito “sem tirar a roupa”.

* Anna Virginia Balloussier é editora-assistente da revista "sãopaulo". Fez jornalismo na UFRJ, faz ciências sociais na USP e fará Columbia, NY, em 2014.


Fonte: Folha de S. Paulo – Blogs – 04/11/13 – 12h50 – Internet: http://religiosamente.blogfolha.uol.com.br/2013/11/04/qual-e-a-sua-graca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.