Diocese de Rio Preto apoia associação contra a construção de hidrelétricas
Boletim da CNBB
08.08.2011
O bispo de São José do Rio Preto, dom Paulo Mendes Peixoto [foto ao lado], recebeu na sexta-feira, 5 de agosto, membros da Associação de Defesa do Meio Ambiente, dos Rios Turvo e Preto e da Cachoeira do Talhadão (AMERTP), deputados e padres para discutir o projeto de instalação de Pequenas Centrais Elétricas no Rio Turvo.
A diocese, contrária à construção das hidrelétricas, reafirmou o seu posicionamento durante encontro realizado na sede da diocese. O bispo acolheu os presentes refletindo sobre o papel da Igreja na defesa da vida. Em sintonia com as conclusões da Campanha da Fraternidade 2011, dom Paulo afirmou que o progresso não pode estar a serviço de interesses particulares.
“A Igreja é a favor (do progresso), mas quando ele não traz benefícios para a coletividade precisamos nos posicionar contra”, disse dom Paulo.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, foi representado no encontro pelo jornalista Mario Welber. O assessor se comprometeu em sintonizar o deputado licenciado sobre os pontos discutidos.
Dados de relatório são apresentados
Membros da Associação de Defesa do Meio Ambiente, dos Rios Turvo e Preto e da Cachoeira do Talhadão (AMERTP) subsidiaram os presentes com informações. Gisele de Oliveira Garcia Paschoeto, em nome da Associação, disse que aproximadamente 1.100 hectares deverão ser inundados com a construção das barragens. Fauna e flora seriam diretamente atingidas, ocasionando a extinção de algumas espécies de peixes; entre outros animais. A pesca também seria prejudicada. “A vida será gravemente afetada”, disse ela.
Os municípios de Palestina, Paulo de Faria, Riolândia, Orindiúva e Postes Gestal, que compõem a diocese, seriam diretamente atingidos pelas consequências das obras propostas pela construtora Encalso.
Campanha da Fraternidade
Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e Vida no Planeta”, a diocese está empenhada em participar das discussões acerca da matéria em pauta (construção das pequenas centrais elétricas).
Vale destacar que a CF-2011 teve por objetivo aprofundar o debate sobre as mudanças climáticas, o efeito estufa, a questão energética, o desenvolvimento, a preservação da vida, o agronegócio, a biodiversidade e a utilização da água.
Participaram da reunião os deputados João Paulo Rillo, Itamar Borges, Sebastião dos Santos e Eleuses Paiva. Os parlamentares Edinho Araújo, Vaz de Lima, Orlando Bolçone e Carlão Pignatari foram representados por seus assessores.
Fonte: Instituto Humanitas Unisinos - On-Line - 09/08/2011 - Internet: http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=46168
Comentários
Postar um comentário