«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Diocese de Rio Preto apoia associação contra a construção de hidrelétricas


Boletim da CNBB
08.08.2011

O bispo de São José do Rio Preto, dom Paulo Mendes Peixoto [foto ao lado], recebeu na sexta-feira, 5 de agosto, membros da Associação de Defesa do Meio Ambiente, dos Rios Turvo e Preto e da Cachoeira do Talhadão (AMERTP), deputados e padres para discutir o projeto de instalação de Pequenas Centrais Elétricas no Rio Turvo.

A diocese, contrária à construção das hidrelétricas, reafirmou o seu posicionamento durante encontro realizado na sede da diocese. O bispo acolheu os presentes refletindo sobre o papel da Igreja na defesa da vida. Em sintonia com as conclusões da Campanha da Fraternidade 2011, dom Paulo afirmou que o progresso não pode estar a serviço de interesses particulares.

“A Igreja é a favor (do progresso), mas quando ele não traz benefícios para a coletividade precisamos nos posicionar contra”, disse dom Paulo.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, foi representado no encontro pelo jornalista Mario Welber. O assessor se comprometeu em sintonizar o deputado licenciado sobre os pontos discutidos.

Dados de relatório são apresentados

Membros da Associação de Defesa do Meio Ambiente, dos Rios Turvo e Preto e da Cachoeira do Talhadão (AMERTP) subsidiaram os presentes com informações. Gisele de Oliveira Garcia Paschoeto, em nome da Associação, disse que aproximadamente 1.100 hectares deverão ser inundados com a construção das barragens. Fauna e flora seriam diretamente atingidas, ocasionando a extinção de algumas espécies de peixes; entre outros animais. A pesca também seria prejudicada. “A vida será gravemente afetada”, disse ela.

Os municípios de Palestina, Paulo de Faria, Riolândia, Orindiúva e Postes Gestal, que compõem a diocese, seriam diretamente atingidos pelas consequências das obras propostas pela construtora Encalso.

Campanha da Fraternidade

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e Vida no Planeta”, a diocese está empenhada em participar das discussões acerca da matéria em pauta (construção das pequenas centrais elétricas).

Vale destacar que a CF-2011 teve por objetivo aprofundar o debate sobre as mudanças climáticas, o efeito estufa, a questão energética, o desenvolvimento, a preservação da vida, o agronegócio, a biodiversidade e a utilização da água.

Participaram da reunião os deputados João Paulo Rillo, Itamar Borges, Sebastião dos Santos e Eleuses Paiva. Os parlamentares Edinho Araújo, Vaz de Lima, Orlando Bolçone e Carlão Pignatari foram representados por seus assessores.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos - On-Line - 09/08/2011 - Internet: http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=46168

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.