«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sábado, 15 de junho de 2013

11º Domingo do Tempo Comum – Ano C – Homilia

Evangelho: Lucas 7,36 – 8,3

Naquele tempo, 36 um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.
37 Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 
38 e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
39 Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.
40 Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, Mestre!”
41 “Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro, cinquenta. 
42 Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?”
43 Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”.
44 Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 
45 Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 
46 Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume.
47 Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco, mostra pouco amor”.
48 E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”.
49 Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?”
50 Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!”
8,1 Depois disso, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 
2 e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 
3 Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

JOSÉ ANTONIO PAGOLA 
DEFENSOR DAS PROSTITUTAS

Jesus se encontra na casa de Simão, um fariseu que o havia convidado para comer. Inesperadamente, uma mulher interrompe o banquete. Os convidados, logo, a reconhecem. É uma prostituta da aldeia. Sua presença causa mal-estar e expectativa. Como reagirá Jesus? Expulsá-la-á para que não contamine os convidados?

A mulher não diz nada. Está acostumada a ser desprezada, sobretudo, nos ambientes farisaicos. Dirige-se, diretamente, a Jesus, se joga aos seus pés e rompe em prantos. Não sabe como agradecer-lhe sua acolhida: cobre seus pés de beijos, unge-os com um perfume que traz consigo e seca-os com sua cabeleira.

A reação do fariseu não se faz por esperar. Não consegue dissimular o seu desprezo: Se este fosse um profeta, saberia quem é esta mulher e que ela é: uma pecadora". Ele não é tão ingênuo como Jesus. Sabe, muito bem, que esta mulher é uma prostituta, indigna de tocar Jesus. Deveria apartá-la dele.

Porém, Jesus não a expulsa nem a rejeita. Pelo contrário, acolhe-a com respeito e ternura. Descobre em seus gestos um amor límpido e uma fé agradecida. Diante de todos, fala com ela para defender a sua dignidade e revelar-lhe que Deus a ama: Teus pecados estão perdoados. Em seguida, enquanto os convidados se escandalizam, confirma-a em sua fé e deseja-lhe uma vida nova: Tua fé te salvou. Vai em paz. Deus estará sempre com ela.

Há alguns meses, me chamaram para participar de um Encontro Pastoral muito particular. Estava entre nós um grupo de prostitutas. Pude conversar com tranquilidade com elas. Jamais as poderei esquecer. Ao longo de três dias pudemos escutar sua impotência, seus medos, sua solidão... Pela primeira vez compreendi porque Jesus as queria tão bem. Entendi, também, as palavras de Jesus aos dirigentes religiosos: Asseguro-vos que os publicanos e as prostitutas entrarão antes de vós no reino dos céus (Mt 21,31).

Estas mulheres enganadas e escravizadas, submetidas a toda classe de abusos, aterrorizadas para mantê-las isoladas, muitas sem nenhuma proteção nem segurança, são as vítimas invisíveis de um mundo cruel e desumano, silenciado, em boa parte, pela sociedade e, praticamente, esquecido pela Igreja.

Os seguidores de Jesus não podem viver de costas para o sofrimento destas mulheres. Nossas Igrejas diocesanas não podem abandoná-las ao seu triste destino. Temos de levantar a voz para despertar a consciência da sociedade. Temos de apoiar, muito mais, aqueles que lutam pelos seus direitos e sua dignidade. Jesus, que tanto as amou, seria hoje, também, o primeiro a defendê-las. 
O AMOR NÃO É CEGO

Provavelmente, ninguém propôs com tanta clarividência como Eugen Biser [acesse os links indicados ao final para mais informação] a mudança de expectativa que se produziu na pessoa moderna diante da religião. O que se espera, hoje, da fé não é a revelação de “mistérios sobrenaturais”, nem sequer – diretamente ou não – a salvação que tire a pessoa do pecado.

O que o ser humano de hoje busca no mistério de Deus é “apoio, abrigo e segurança” para entender-se e viver, consigo mesmo, em paz.

Aqueles que se interessam, novamente, por Deus o fazem a partir de sua necessidade de buscar uma saída ao seu desgaste interior, sua solidão e, sobretudo, sua perda de identidade. Observa o professor de Munique [Alemanha], que a cultura moderna está gerando um “vazio interior” que leva a não poucos a perguntar-se por Deus. O que buscam nele é uma “terra firme” para viver; o que anseiam é conhecer uma “confiança básica” onde poder sustentar-se.

Este novo contexto está dando origem a uma forma diferente de colocar-se a questão de Deus. As novas gerações não se interessam pelas “provas da existência de Deus”. Está desaparecendo “a necessidade de provar”, que tanto obcecou pessoas nos anos passados. Aquilo que, a partir de sua insegurança e desgaste interior, buscam hoje muitas pessoas, é que Deus se lhes manifeste e possam acompanhar, de alguma forma, sua presença amiga.

E é aqui onde, novamente, ganha toda sua importância e centralidade o “amar a Deus”.  Costuma-se dizer que o amor é cego, porém a verdade é que o amor ajuda a perceber na pessoa amada o que escapa a um olhar indiferente. Assim acontece com Deus. Quem se coloca diante dele numa atitude de amor confiante, começa a percebê-lo de forma diferente. Daí a importância do mandamento de Jesus, o qual pode parecer “pura abstração”, porém é capaz de transformar a história interior da pessoa: Amarás o Senhor, teu Deus, com todo teu coração, com toda tua alma, com todo teu ser.”

Este amor a Deus é a coisa mais importante. Deus habita ali onde é permitida a sua entrada, e a porta pela qual entra na vida do ser humano é sempre o amor. Por outro lado, este é o caminho para que o homem moderno, “audaz e desvalido, prepotente e decadente”, descubra que é “filho de Deus” e encontre aí seu “centro de identificação” (Eugen Biser).

Estou convencido de que, todo aquele que olha Deus, não com olhar indiferente, mas com amor confiante, por muito perdido que se sinta ou muito indigno que se ache, possa dizer do mais fundo de seu coração aquelas palavras de Anselmo de Canterbury:
“Quão distante estou de ti e quão próximo estás de mim! Como escapas ao meu olhar e quão presente estou no teu!”

É significativa a cena de Jesus na casa de Simão, o fariseu. Este homem não é capaz de descobrir o mistério guardado em Jesus. A mulher, no entanto, pecadora, com certeza, mas com uma grande capacidade de amar, intui que Jesus é seu salvador e se aproxima dele confiante. Jesus capta o essencial: esta mulher “tem muito amor”; por isso escuta as palavras decisivas: “Teus pecados estão perdoados.”

Observação:
Para maiores informações sobre Eugen Biser (biografia, atividades e obras publicadas), teólogo e filósofo alemão, pode-se consultar os seguintes sites na internet:

Tradução do espanhol por Telmo José Amaral de Figueiredo.

Fonte: MUSICALITURGICA.COM – Homilías de José A. Pagola – Terça-feira, 11 de junho de 2013 – 10h20 – Internet: http://www.musicaliturgica.com/0000009a2106d5d04.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.