«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sábado, 7 de dezembro de 2013

2º DOMINGO DO ADVENTO - IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA - HOMILIA

Evangelho: Lucas 1,26-38

1,26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.
28 Entrando, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo".
29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
30 O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,
33 e o seu reino não terá fim".
34 Maria perguntou ao anjo: "Como se fará isso, pois não conheço homem?"
35 Respondeu-lhe o anjo: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,
37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível".
38 Então disse Maria: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo afastou-se dela.

JOSÉ ANTONIO PAGOLA

A ALEGRIA POSSÍVEL

A primeira palavra da parte de Deus aos homens, quando o Salvador se aproxima do mundo, é um convite à alegria. É o que escuta Maria: Alegra-te.

Jürgen Moltmann, o grande teólogo da esperança, expressou-se assim: "A palavra última e primeira da grande libertação que vem de Deus não é ódio, mas alegria; não é condenação, mas absolvição. Cristo nasce da alegria de Deus e morre e ressuscita para trazer sua alegria a este mundo contraditório e absurdo".

Entretanto, a alegria não é fácil. Não se pode obrigar  ninguém a estar alegre nem lhe impor a alegria pela força. A verdadeira alegria deve nascer e crescer no mais íntimo de nós mesmos. Do contrário, será riso exterior, gargalhada vazia, euforia fabricada, quem sabe, num "salão de festas", porém a alegria ficará fora, à porta de nosso coração.

A alegria é um dom bonito, porém também muito vulnerável. Um dom que se deve saber cultivar com humildade e generosidade no fundo da alma. Hermann Hesse explica os rostos atormentados, nervosos e tristes de tantos homens, desta maneira muito simples: "É porque a felicidade somente pode senti-la a alma, não a razão, não o ventre, nem a cabeça, nem a bolsa".

Porém, há algo mais. Como se pode ser feliz quando há tantos sofrimentos sobre a terra? Como se pode rir, quando ainda não estão secas todas as lágrimas, mas brotam outras novas diariamente? Como alegrar-se quando dois terços da humanidade se encontram mergulhados na fome, na miséria ou na guerra?

A alegria de Maria é aquela de uma mulher crente que se alegra em Deus salvador, aquele que levanta os humilhados e dispersa os soberbos, o que enche de bens os famintos e despede os ricos de mãos vazias (cf. o canto de Maria: Lc 1,46-55).

A alegria verdadeira somente é possível no coração do homem que aspira e busca justiça, liberdade e fraternidade entre os seres humanos.

Maria se alegra em Deus, porque Ele vem realizar a esperança dos abandonados.
Somente se pode ser alegre em comunhão com os que sofrem e em solidariedade com os que choram.
Somente tem direito à alegria quem luta por torná-la possível entre os humilhados.

Somente pode ser feliz quem se esforça por fazer felizes os outros.
Somente pode celebrar o Natal quem busca, sinceramente, o nascimento de um homem novo entre nós.

Fonte: MUSICALITURGICA.COM - Homilías de José A. Pagola - Quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 - 09h48 - Internet: clique aqui.

COM ALEGRIA E CONFIANÇA

O Concílio Vaticano II apresenta Maria, Mãe de Jesus Cristo, como "protótipo e modelo para a Igreja", e a descreve como mulher humilde que escuta Deus com confiança e alegria. A partir dessa mesma atitude devemos escutar Deus na Igreja atual.

"Alegra-te". É a primeira coisa que Maria escuta de Deus e a primeira coisa que devemos escutar também hoje. Entre nós falta alegria. Com frequência nos deixamos contagiar pela tristeza de uma Igreja envelhecida e desgastada. Jesus não é mais a Boa Notícia? Não sentimos alegria de ser seus seguidores? Quando falta a alegria, a fé perde frescura, a cordialidade desaparece, a amizade entre os crentes esfria. Tudo se torna mais difícil. É urgente despertar a alegria em nossas comunidades e recuperar a paz que Jesus nos deixou como herança.

"O Senhor está contigo". Não é fácil a alegria na Igreja de nossos dias. Somente pode nascer da confiança em Deus. Não estamos órfãos. Vivemos invocando, cada dia, um Deus Pai que nos acompanha, nos defende e busca sempre o bem de todo ser humano. Esta Igreja, às vezes tão desconcertada e perdida, que não consegue voltar ao Evangelho, não está sozinha. Jesus, o Bom Pastor, nos está buscando. Seu Espírito nos está atraindo. Contamos com seu alento e compreensão. Jesus não nos abandonou. Com Ele tudo é possível. 

"Não temas". São muitos os medos que paralisam os seguidores de Jesus. Medo do mundo moderno e da secularização. Medo de um futuro incerto. Medo da nossa fraqueza. Medo da conversão ao Evangelho. O medo está provocando muitos estragos. Impede-nos de caminhar para o futuro com esperança. Fecha-nos na conservação estéril do passado. Crescem nossos fantasmas. Desaparece o realismo sadio e a sensatez cristã. É urgente construir uma Igreja da confiança. A força de Deus não se revela numa Igreja poderosa, mas humilde.

"Darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus". Também a nós, como a Maria, nos é confiada uma missão: contribuir a pôr luz em meio à noite. Não somos chamados a julgar o mundo, mas a semear esperança. Nossa tarefa não é apagar o pavio que se extingue, mas estimular a fé que, em muitos, está querendo brotar: Deus é uma pergunta que humaniza. 

A partir de nossas comunidades, cada vez menores e mais humildes, podemos ser fermento de um mundo mais sadio e fraterno. Estamos em boas mãos. Deus não está em crise. Somos nós aqueles que não nos atrevemos seguir Jesus com alegria e confiança!

Tradução do espanhol por Telmo José Amaral de Figueiredo.

Fonte: Sopelako San Pedro Apostol Parrokia - Sopelana - Bizkaia (Espanha) - Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.