«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Papa cria comitê para combater pedofilia na Igreja

Jamil Chade

Medida foi anunciada após reunião do papa com a Comissão de Cardeais

O papa Francisco vai criar um comitê no Vaticano para lutar contra abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes por religiosos e oferecer ajuda às vítimas. A iniciativa foi anunciada ontem, dois dias depois de a Santa Sé se recusar a informar à Organização das Nações Unidas (ONU) quais medidas teriam sido tomadas no passado para punir membros do clero que tivessem cometido crimes sexuais.

Desde o primeiro dia de seu pontificado, o argentino Jorge Bergoglio indicou que a luta contra a pedofilia era uma prioridade, até mesmo para restaurar a credibilidade da Igreja. Ontem, após uma reunião com o grupo de oito cardeais que o assessora na reforma do Vaticano, ele autorizou a iniciativa.
Sean Patrick O'Malley - cardeal arcebispo de Boston (EUA)

O anúncio coube ao cardeal americano Sean O’Malley, arcebispo de Boston. Segundo ele, o novo grupo vai estabelecer um código de conduta ao clero, regras gerais para a Igreja e monitorar o comportamento de padres pelo mundo. O comitê terá a tarefa de promover medidas para prevenir novos casos.

A escolha de um americano para fazer o anúncio é emblemática. A Igreja nos Estados Unidos tem sido afetada por escândalos de pedofilia. "Até agora vemos um foco muito grande na parte judicial da questão, mas a parte pastoral é muito importante e o papa está preocupado com isso", disse o americano, que insiste que os esforços da Igreja começaram com o papa Bento XVI. Entidades independentes e grupos de vítimas acusam o alemão de abafar casos.

Rigor

Francisco já havia modificado leis do Vaticano para facilitar a abertura de ação judicial contra religiosos e funcionários. Entidades de direitos humanos, porém, foram surpreendidas no início da semana quando a Santa Sé se recusou a responder a um questionário da ONU sobre o que o Vaticano fez para punir autores de crimes desde 1995. No dia 16 de janeiro, a ONU vai avaliar publicamente as políticas adotadas pela Santa Sé em uma reunião que promete causar polêmica.

O Vaticano informou que não responderá à ONU porque as punições, quando existiram, foram implementadas pelo Poder Judiciário onde estavam os religiosos. A Santa Sé indicou que punições da Igreja não são públicas. Sobre a sabatina da ONU, O’Malley insistiu que o papa vê a reunião como uma "oportunidade de o Vaticano demonstrar seu desejo de ajudar". O Vaticano disse que seus procuradores investigam "milhares de casos de abusos".

Fonte: O Estado de S. Paulo - Metrópole - Sexta-feira, 6 de dezembro de 2013 - Pg. A22 - Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.