«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Prêmio "Alceu Amoroso Lima" de Direitos Humanos

Dom Luiz Demétrio Valentini 
recebe prêmio Alceu Amoroso Lima de Direitos Humanos
D. Luiz Demétrio Valentini

O bispo de Jales (SP), dom Luiz Demétrio Valentini, será homenageado  hoje, 11 de dezembro, com o prêmio Alceu Amoroso Lima de Direitos Humanos 2013, concedido pelo Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade de Petrópolis e pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro.

O prêmio é um reconhecimento ao trabalho de dom Demétrio na Cáritas Brasileira e nas Pastorais Sociais da CNBB, pelo seu empenho em favor da justiça e dos direitos humanos. De acordo com carta enviada a D. Demétrio pelo Padre José Oscar Beozzo, seu nome foi indicado e aprovado por unanimidade por “sua ação pastoral dentro da Igreja, que apoia e incentiva a participação dos leigos e leigas; sua atuação no campo social à frente do setor da Pastoral Social da CNBB e da Cáritas Nacional, com o excepcional alcance e mobilização das Semanas Sociais Brasileiras e, enfim, na esfera Política, no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo brasileiro. Dom Demétrio foi lembrado ainda por sua defesa do III Plano Nacional dos Direitos Humanos e ainda seu corajoso contributo nas Conferências Gerais do Episcopado Latino-americano em Santo Domingo e Aparecida e no Sínodo da América em Roma.

Na mesma sessão, o jesuíta italiano, padre Paolo Dal’Olio, receberá menção honrosa. O sacerdote construiu um mosteiro na Síria como um espaço de diálogo entre cristãos e muçulmanos pela mútua compreensão e pela paz. Entretanto, foi sequestrado por grupos rebeldes sírios.

Ainda, durante o evento, será lançado o livro “Vigília e Compromisso”. Trata-se de memórias da autora Marina Bandeira, que esteve à frente do Movimento de Educação de Base e, por mais de vinte anos, foi secretária adjunta da Comissão Brasileira Justiça e Paz.

Fonte: Mitra Diocesana de Jales - e-mail - 11/12/2013 - 13h31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.