«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

No Brasil, falta creche pública para 8 milhões de crianças de até 3 anos

Bom Dia Brasil

Apenas 1.187 das seis mil creches que governo quer construir estão prontas.
Ministério da Educação pretende construir todas elas até o final de 2014.
Oito milhões de crianças menores de três anos estão fora das creches no Brasil. É um problema pra milhares de mães que precisam trabalhar e não têm com quem deixar os filhos. A meta do governo ainda está longe de ser cumprida. O governo quer construir seis mil creches até o fim de 2014. Até agora, 1.180 foram entregues.

E os números ajudam a explicar a gravidade do problema que afeta as famílias brasileiras. Menos de 25% das crianças de zero a três anos estão em creches.

Empregada doméstica, Maria precisa, mas não tem como trabalhar. Ela ainda não conseguiu vaga para a filha mais nova numa creche pública em Formosa, cidade do interior de Goiás. “Está na lista de espera já tem uns quatro meses. Até agora nada”, diz Maria Alves de Souza, dona de casa.

Já Keyla comemora. Depois de um ano esperando na fila, as duas filhas foram para a creche. “Agora eu posso ganhar um pouco mais porque eu sei que elas estão bem cuidadas aqui”, declara Keyla Ribeiro, cabeleireira.

A realidade em Formosa é bem parecida com a do resto do país. O município tem sete creches públicas, mas para garantir a matrícula de todas as crianças, seria preciso construir outras dez; 1.549 crianças estão na lista de espera na cidade.

No Brasil, o déficit de vagas chama a atenção. O país tem quase dez milhões e meio de crianças entre zero e três anos. Só dois milhões e meio foram matriculadas no ano passado, de acordo com o Ministério da Educação; menos de 25%.

Por lei, o ensino infantil é responsabilidade dos municípios, mas o Governo Federal ajuda as prefeituras, paga a construção das creches e repassa dinheiro para parte do pagamento de professores.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios diz que não é suficiente, que falta verba para manter as creches em funcionamento.

“Um aluno em creche custa em torno de R$ 800. Não há recursos para sustentação dessas creches. Há uma falta inequívoca de participação do Governo Federal para que isso seja viabilizado”, declara Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios.

De acordo com o Ministério da Educação, 1.187 creches foram construídas no atual governo. A meta anunciada pela presidente Dilma é chegar a 6.000 no final do ano que vem. “Nós vamos acelerar fortemente a velocidade de construção das creches para a gente cumprir essa meta e para deixar para o próximo governo uma nova potencialidade para a gente poder cumprir plenamente a meta prevista”, afirma Aloizio Mercadante, ministro da Educação.

O ministro da Educação disse que houve mudança no modelo de construção das novas creches, que a partir de agora devem ser concluídas em um prazo menor: de cinco a sete meses. Hoje, a construção de uma creche pode levar até dois anos.

Fonte: Portal G1 - Bom Dia Brasil - Edição do dia 25/10/2013 - 25/10/2013 10h58 - Atualizado em 25/10/2013 - 10h58 - Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.