«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Arcebispo pede fim das queimadas da cana-de-açúcar


O arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano de Lima Júnior (foto acima), pediu o fim das queimadas da cana-de-açúcar e mais conscientização e educação da sociedade para combate à dengue na cidade.

A reportagem é de Venceslau Borlina Filho e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 10-03-2011.

O pedido foi feito ontem durante lançamento da Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema a ser discutido será a "Fraternidade e a Vida no Planeta: a criação geme em dores de parto".

Segundo o arcebispo, várias comunidades são atingidas com a queima da cana, prejudicando o ar e a respiração. "Também não podemos esquecer dos migrantes que vêm para trabalhar e precisam de apoio", disse.

Sobre a dengue, ele afirmou que a sociedade precisa se conscientizar e se educar para que a doença não se transforme numa "verdadeira epidemia". "É tudo um processo formativo e educativo", disse.

Até o final de fevereiro, Ribeirão Preto teve 2.252 casos da doença somente neste ano. A prefeitura diz manter um departamento para "conscientização", enquanto as usinas alegam que a queima está perto da extinção.

Ainda segundo o arcebispo, a Campanha da Fraternidade tem como objetivo conscientizar os fiéis sobre os efeitos do aquecimento global. "Estamos tratando da vida no planeta, e todas as ações são importantes."
Dom Joviano disse que os fiéis devem demonstrar preocupação com o uso racional e preservação das águas e da natureza, o lixo e a reciclagem, porque "estamos à espera de um tempo novo".

No próximo ano, segundo o arcebispo, o tema da Campanha da Fraternidade será a saúde pública. Ele afirmou também que Ribeirão Preto comporta mais dez paróquias, porém faltam recursos materiais para executar as obras necessárias.

Fonte: Folha de S. Paulo - FOLHA ribeirão - Quinta-feira, 10 de março de 2011 - Internet: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ribeirao/ri1003201104.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.