«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

domingo, 13 de março de 2011

Japão revisa e eleva para 9 graus magnitude do terremoto


Tremor é o segundo de maior magnitude no mundo
desde o começo do século XX

Efe

A Agência Meteorológica japonesa revisou e elevou neste domingo para 9 graus na escala aberta de Richter o devastador terremoto ocorrido nesta sexta-feira, 11, no litoral nordeste do Japão, que se transforma em um dos de maior magnitude da história.

Até agora, os especialistas japoneses tinham assinalado que a magnitude do terremoto tinha sido de 8,8 graus e do máximo de 7 na escala japonesa, que mede o alcance do terremoto mais que a intensidade do tremor.

Para o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) a magnitude foi de 8,9 graus na escala Richter.

O terremoto, que foi seguido de um devastador tsunami, causou pelo menos 763 mortos e 639 desaparecidos, segundo o último cálculo oficial.

O terremoto de 9 graus do Japão é o segundo de maior magnitude ocorrido no mundo desde o começo do século XX.
Só foi superado pelo terremoto de 22 de maio de 1960 em Valdívia, no Chile, que alcançou 9,5 graus na escala Richter e causou cerca de 6.000 mortes.

O último grande terremoto ocorrido no Japão aconteceu em 17 de janeiro de 1995 na cidade de Kobe. Deixou 6.400 mortos e alcançou uma magnitude de 7,2 graus.

Em 1º de setembro de 1923 aconteceu na região de Tóquio o grande terremoto de Kanto, que deixou 142.800 mortos.

Fonte: TERRA - 13 de março de 2011 • 00h56 • atualizado às 10h27 - Internet: http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/terremotonojapao/noticias/0,,OI4988980-EI17716,00-Japao+revisa+e+eleva+para+graus+magnitude+do+terremoto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.