«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

domingo, 6 de março de 2011

A invenção da wikiuniversidade


Gilberto Dimenstein

Apesar de todas as críticas, o Wikipédia é um sucesso.
Como seria então usar a mesmo conceito de colaboração para criar uma universidade virtual? Vai valer a pena prestar atenção nessa experiência.

Já falei aqui dos cursos abertos de diversas universidades americanas, entre os quais MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Harvard, que decidiriam tornar públicas e gratuitas suas aulas. Mas sem interatividade.

Já a wikiuniversidade pretende, além do material colaborativo das mais diferentes fontes, gerar debates virtuais. É algo semelhante ao que vemos com programas de aprendizagem de línguas pela internet.
É mais um exemplo de como a tecnologia é capaz de aproximar para compartilhar conhecimento.

Fonte: Folha.com - 04/03/2011 - 10h19 - http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/884301-a-invencao-da-wikiuniversidade.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.