«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Cardeal brasileiro escolhido para integrar presidência do próximo Sínodo sobre a Família

Cardeal Damasceno é nomeado presidente-delegado da 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos

Dom Raymundo Damasceno e Papa Francisco
O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, foi nomeado, pelo papa Francisco, presidente-delegado da 14ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que acontecerá em outubro de 2015, no Vaticano. O evento abordará o tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

A notícia foi divulgada hoje, 18 de novembro, aos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), reunidos na sede da CNBB, em Brasília.

Cardeal Damasceno Assis foi presidente-delegado da 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro passado, e que discutiu “os desafios da família no contexto da evangelização”.

Dom Damasceno manifestou gratidão ao papa Francisco. “Recebi com satisfação e muita honra mais esta nomeação como um dos presidentes-delegados da próxima etapa do Sínodo sobre a Família”, expressou.

O arcebispo disse que será um Sínodo muito importante e lembrou que em breve chegará às conferências episcopais um documento aprovado pela Assembleia Extraordinária do Sínodo de 2014. “Esse documento vai servir de estudo para as conferências, dioceses, que enviarão suas contribuições à Secretaria Geral do Sínodo. Em seguida, a Secretaria irá elaborar um novo instrumento de trabalho para os padres sinodais eleitos pelas suas respectivas conferências para que eles possam, então, aprofundá-lo e dar sugestões para a fase conclusiva do Sínodo sobre a Família”, explicou o arcebispo. Dom Damasceno recorda que, ao final do evento, haverá uma exortação pós-sinodal, que tornará pública as conclusões do Sínodo sobre a Família.

Ao falar sobre a importância da temática dessas duas etapas do Sínodo, o presidente da CNBB recordou que a família é a base da sociedade. “Da família depende o futuro da humanidade e da Igreja. É na família que se formam os cristãos, os cidadãos. Os filhos aprendem os valores que vão orientá-los quando adultos. Da família depende o bem da sociedade”, disse.

Fonte: Boletim da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) – 18/11/2014 – 19h55 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.