E O CATOLICISMO NA AMÉRICA LATINA, COMO VAI?
A popularidade do Papa não consegue deter o declínio do
catolicismo na América Latina
Inés San Martín
Crux
13-11-2014
![]() |
Tradução: 69% de adultos em toda América Latina identificam-se como católicos hoje, enquanto 84% dizem que foram criados como católicos |
Os latino-americanos que nasceram em famílias católicas vêm,
cada vez mais, deixando este credo e convertendo-se a igrejas protestantes,
enquanto que muitos outros abandonaram de vez todo tipo de religião organizada
na maior mudança da identidade religiosa
da região, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira [13/11/2014].
O estudo também mostrou que o Papa Francisco possui alta popularidade na América Latina, com dois
terços ou mais da população expressando opinião positiva. No entanto, ele
também sugere que o apelo do papa não vem sendo suficiente para deter as perdas
de fiéis católicos em toda a região para as igrejas protestantes, especialmente
para as comunidades pentecostais.
Embora 84% dos
adultos latino-americanos digam que foram criados católicos, apenas 69%
atualmente se identificam como tal, informou o Centro de Pesquisas Pew,
em Washington. Ao mesmo tempo, os protestantes ganharam membros. Cerca de 1 em
cada 10 latino-americanos foram criados protestantes, mas quase 1 em 5 se considera, hoje, protestante. Cerca de 4% dos
latino-americanos informam que foram criados sem religião, mas 8% dizem não ter nenhum vínculo com as
religiões.
![]() |
Tradução: Os ganhos e perdas das mudanças religiosas % de ganho líquido / perda para... (Três colunas) Católicos Protestantes Sem filiação religiosa |
A pesquisa do Centro de Pesquisas Pew [Pew Research Center, em
inglês], intitulada “Religião na América
Latina”, foi realizada entre outubro de 2013 e fevereiro de 2014. Ele revela que o catolicismo é a única
denominação cristã que perdeu terreno na região em anos recentes. Os
católicos ainda representam mais de dois terços da população adulta em 9 dos 18
países latino-americanos e um território estadunidense (Porto Rico)
pesquisados.
O relatório destaca o desafio para os líderes católicos numa
região que foi, certa vez, o seu reduto principal. A América Latina ainda tem cerca de 425 milhões de católicos, ou 40%
dos fiéis de todo o mundo, segundo a pesquisa. Mas o êxodo continua.
Os resultados sugerem que os latino-americanos acolheram
amplamente o papa, ex-arcebispo de Buenos Aires, primeiro pontífice nascido na
região. Em seu país de origem, Francisco tem uma aprovação geral que chega aos
98%. Em todos os 14 países analisados, pelo menos a metade dos católicos dizem
ter uma opinião “muito favorável” sobre o pontífice.
No entanto, os autores do relatório disseram que os
ex-católicos são mais céticos com relação ao papa do que aqueles que ainda se
encontram na Igreja; ele é altamente considerado pela maioria de ex-católicos
somente na Argentina e no Uruguai. Porcentagens substanciais de ex-católicos
também dizem ser muito cedo falar se Francisco representa uma mudança real, ou
para se identificar um “efeito Francisco” tangível.
A pesquisa perguntou a ex-católicos que se converteram ao
protestantismo sobre os motivos da mudança. Das oito explicações oferecidas, as
mais frequentemente citadas foram a necessidade de uma
relação mais pessoal com Deus e um estilo diferente de culto.
Quanto a questões morais, tais como o aborto, sexo fora do
casamento, divórcio e casamento homoafetivo, os católicos na América Latina tendem a ser menos conservadores do que os
protestantes. Isso poderia ser considerado um outro motivo para a
conversão, já que 60% dos adultos que
deixaram a Igreja Católica assim o fizeram buscando uma denominação que
colocasse forte ênfase na moralidade.
Em geral, segundo os dados da pesquisa, tanto católicos
quanto protestantes são mais conservadores do que os hispânicos nos Estados
Unidos.
25% dos hispânicos protestantes e 49% dos hispânicos
católicos nos EUA apoiam o casamento homoafetivo, segundo os dados levantados,
enquanto que nos países latino-americanos, exceto em quatro deles, o apoio ao
casamento gay fica abaixo dos 20% para os protestantes e abaixo dos 40% entre
os católicos. (Uruguai, Argentina, México e Chile são as exceções.)
![]() |
Tradução: Religião e Moralidade na América Latina Uma pesquisa do Pew Research Center em 18 países da América Latina e Porto Rico perguntou às pessoas se oito comportamentos específicos - incluindo comportamento homossexual e fazer aborto - são moralmente errados. Mesmo que o ensinamento da Igreja Católica proíba alguns desses comportamentos, Protestantes em toda região são mais propensos que os católicos a ver muitos deles como moralmente inaceitáveis. 57% dos católicos no Brasil dizem que o comportamento homossexual é moralmente errado 83% dos protestantes no Brasil dizem que o comportamento homossexual é moralmente errado [Para ver o resultado sobre outros comportamentos, clique aqui] |
Quanto ao controle de natalidade, 66% dos católicos latino-americanos apoiam o uso de métodos artificiais
para contracepção, e 60% acreditam
que o Vaticano deveria acabar com a proibição aos divorciados e recasados.
Quando perguntados sobre a forma mais importante como os
cristãos podem ajudar os pobres, os católicos em quase todos os países
latino-americanos apontaram o trabalho de caridade. Em contraste, uma maioria
dos protestantes acredita que “trazer os pobres e necessitados a Cristo” é a melhor
forma de ajudá-los.
Paradoxalmente, o número de protestantes latino-americanos
que se envolvem em trabalho caritativo é, em princípio, maior do que o de
católicos.
O movimento religioso
que mais cresce na América latina é o pentecostalismo cristão, um estilo de
oração e culto altamente animado com base nos “dons do Espírito Santo”,
incluindo curas, visões e falar em línguas.
Especialistas consultados pelo Centro de Pesquisas Pew
ofereceram duas razões principais para este crescimento: a compatibilidade do
pentecostalismo com as religiões indígenas, e o fato de que muitos latino-americanos enxergam o
pentecostalismo como um meio para a prosperidade econômica.
Os países mais
católicos foram o México, com
81% de católicos e 9% de protestantes, e o Paraguai,
com 89% de católicos e 7% de protestantes.
O Uruguai surgiu
como o país mais secular da América
Latina, com 37% das pessoas dizendo ser ateias ou agnósticas, ou não tendo
afiliação religiosa. Apenas 42% das pessoas do Uruguai dizem ser católicas.
As mais de 30 mil entrevistas face a face foram realizadas
em todos os países de língua espanhola da América Latina, exceto Cuba. A margem
de erro varia entre os países, tendo em média 3 pontos, para mais ou para
menos.
Para ter acesso à íntegra dessa detalhada e ampla pesquisa sobre
"RELIGIÃO NA AMÉRICA LATINA:
Mudança generalizada em uma região historicamente católica",
clique aqui (em inglês) - há várias páginas de conteúdo.
Tradução de Isaque Gomes Correa.
Fonte: Instituto
Humanitas Unisinos – Notícias – Sexta-feira, 14 de novembro de 2014 –
Internet: clique aqui.
Comentários
Postar um comentário