«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

domingo, 16 de novembro de 2014

E O CATOLICISMO NA AMÉRICA LATINA, COMO VAI?

A popularidade do Papa não consegue deter o declínio do catolicismo na América Latina


Inés San Martín
Crux
13-11-2014
Tradução:
69% de adultos em toda América Latina identificam-se como católicos hoje,
enquanto 84% dizem que foram criados como católicos
Os latino-americanos que nasceram em famílias católicas vêm, cada vez mais, deixando este credo e convertendo-se a igrejas protestantes, enquanto que muitos outros abandonaram de vez todo tipo de religião organizada na maior mudança da identidade religiosa da região, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira [13/11/2014].

O estudo também mostrou que o Papa Francisco possui alta popularidade na América Latina, com dois terços ou mais da população expressando opinião positiva. No entanto, ele também sugere que o apelo do papa não vem sendo suficiente para deter as perdas de fiéis católicos em toda a região para as igrejas protestantes, especialmente para as comunidades pentecostais.

Embora 84% dos adultos latino-americanos digam que foram criados católicos, apenas 69% atualmente se identificam como tal, informou o Centro de Pesquisas Pew, em Washington. Ao mesmo tempo, os protestantes ganharam membros. Cerca de 1 em cada 10 latino-americanos foram criados protestantes, mas quase 1 em 5 se considera, hoje, protestante. Cerca de 4% dos latino-americanos informam que foram criados sem religião, mas 8% dizem não ter nenhum vínculo com as religiões.

Tradução:
Os ganhos e perdas das mudanças religiosas
% de ganho líquido / perda para...
(Três colunas)
Católicos   Protestantes   Sem filiação religiosa
A pesquisa do Centro de Pesquisas Pew [Pew Research Center, em inglês], intitulada “Religião na América Latina”, foi realizada entre outubro de 2013 e fevereiro de 2014. Ele revela que o catolicismo é a única denominação cristã que perdeu terreno na região em anos recentes. Os católicos ainda representam mais de dois terços da população adulta em 9 dos 18 países latino-americanos e um território estadunidense (Porto Rico) pesquisados.

O relatório destaca o desafio para os líderes católicos numa região que foi, certa vez, o seu reduto principal. A América Latina ainda tem cerca de 425 milhões de católicos, ou 40% dos fiéis de todo o mundo, segundo a pesquisa. Mas o êxodo continua.

Os resultados sugerem que os latino-americanos acolheram amplamente o papa, ex-arcebispo de Buenos Aires, primeiro pontífice nascido na região. Em seu país de origem, Francisco tem uma aprovação geral que chega aos 98%. Em todos os 14 países analisados, pelo menos a metade dos católicos dizem ter uma opinião “muito favorável” sobre o pontífice.

No entanto, os autores do relatório disseram que os ex-católicos são mais céticos com relação ao papa do que aqueles que ainda se encontram na Igreja; ele é altamente considerado pela maioria de ex-católicos somente na Argentina e no Uruguai. Porcentagens substanciais de ex-católicos também dizem ser muito cedo falar se Francisco representa uma mudança real, ou para se identificar um “efeito Francisco” tangível.

A pesquisa perguntou a ex-católicos que se converteram ao protestantismo sobre os motivos da mudança. Das oito explicações oferecidas, as mais frequentemente citadas foram a necessidade de uma relação mais pessoal com Deus e um estilo diferente de culto.

Quanto a questões morais, tais como o aborto, sexo fora do casamento, divórcio e casamento homoafetivo, os católicos na América Latina tendem a ser menos conservadores do que os protestantes. Isso poderia ser considerado um outro motivo para a conversão, já que 60% dos adultos que deixaram a Igreja Católica assim o fizeram buscando uma denominação que colocasse forte ênfase na moralidade.

Em geral, segundo os dados da pesquisa, tanto católicos quanto protestantes são mais conservadores do que os hispânicos nos Estados Unidos.

25% dos hispânicos protestantes e 49% dos hispânicos católicos nos EUA apoiam o casamento homoafetivo, segundo os dados levantados, enquanto que nos países latino-americanos, exceto em quatro deles, o apoio ao casamento gay fica abaixo dos 20% para os protestantes e abaixo dos 40% entre os católicos. (Uruguai, Argentina, México e Chile são as exceções.)

Tradução:
Religião e Moralidade na América Latina
Uma pesquisa do Pew Research Center em 18 países da América Latina e Porto Rico perguntou
às pessoas se oito comportamentos específicos - incluindo comportamento homossexual e fazer aborto -
são moralmente errados. Mesmo que o ensinamento da Igreja Católica proíba alguns desses comportamentos,
Protestantes em toda região são mais propensos que os católicos a ver muitos deles como moralmente inaceitáveis.
57% dos católicos no Brasil dizem que o comportamento homossexual é moralmente errado
83% dos protestantes no Brasil dizem que o comportamento homossexual é moralmente errado
[Para ver o resultado sobre outros comportamentos, clique aqui]
 
Quanto ao controle de natalidade, 66% dos católicos latino-americanos apoiam o uso de métodos artificiais para contracepção, e 60% acreditam que o Vaticano deveria acabar com a proibição aos divorciados e recasados.

Quando perguntados sobre a forma mais importante como os cristãos podem ajudar os pobres, os católicos em quase todos os países latino-americanos apontaram o trabalho de caridade. Em contraste, uma maioria dos protestantes acredita que “trazer os pobres e necessitados a Cristo” é a melhor forma de ajudá-los.

Paradoxalmente, o número de protestantes latino-americanos que se envolvem em trabalho caritativo é, em princípio, maior do que o de católicos.

O movimento religioso que mais cresce na América latina é o pentecostalismo cristão, um estilo de oração e culto altamente animado com base nos “dons do Espírito Santo”, incluindo curas, visões e falar em línguas.

Tradução:
Protestantes Pentecostais
% de protestantes que ...
(Três colunas)
1ª Col.: Pertence a uma denominação Pentecostal
2ª Col.: Identifica-se como Pentecostal
3ª Col.: Pentecostal por denominação ou identidade
Especialistas consultados pelo Centro de Pesquisas Pew ofereceram duas razões principais para este crescimento: a compatibilidade do pentecostalismo com as religiões indígenas, e o fato de que muitos latino-americanos enxergam o pentecostalismo como um meio para a prosperidade econômica.

Os países mais católicos foram o México, com 81% de católicos e 9% de protestantes, e o Paraguai, com 89% de católicos e 7% de protestantes.

O Uruguai surgiu como o país mais secular da América Latina, com 37% das pessoas dizendo ser ateias ou agnósticas, ou não tendo afiliação religiosa. Apenas 42% das pessoas do Uruguai dizem ser católicas.

As mais de 30 mil entrevistas face a face foram realizadas em todos os países de língua espanhola da América Latina, exceto Cuba. A margem de erro varia entre os países, tendo em média 3 pontos, para mais ou para menos.
 
Para ter acesso à íntegra dessa detalhada e ampla pesquisa sobre
"RELIGIÃO NA AMÉRICA LATINA:
Mudança generalizada em uma região historicamente católica",
clique aqui (em inglês) - há várias páginas de conteúdo.

Tradução de Isaque Gomes Correa.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Sexta-feira, 14 de novembro de 2014 – Internet: clique aqui.

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