«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Obras da Copa ficam R$ 2,7 bi mais caras

FILIPE COUTINHO E MÁRCIO FALCÃO

Com os novos projetos incluídos neste ano, custo já alcança R$ 30 bi

Sem contar o Itaquerão, o preço dos estádios foi o que teve o menor aumento - R$ 480 mi, um crescimento de 8%

As obras da Copa do Mundo de 2014 tiveram um aumento de custo de R$ 2,7 bilhões desde janeiro.
Um estudo da consultoria legislativa do Senado comparou os orçamentos previstos para estádios, obras de mobilidade, portos e aeroportos no começo do ano com o último balanço do governo federal, da semana passada.


Em janeiro, os projetos estavam avaliados em R$ 23,8 bilhões, mas agora essas mesmas obras têm o custo previsto de R$ 26,5 bilhões.


Proporcionalmente, a maior variação ocorreu nos portos, que encareceram 21%.


Em valores absolutos, porém, as obras de mobilidade urbana foram as que mais cresceram: R$ 1,2 bilhão, ou 10%. Hoje os projetos voltados para a mobilidade estão avaliados em R$ 16 bilhões.


Para o governo, contudo, as obras de mobilidade, apesar do alto custo, não estão entre os "pilares essenciais" para a realização do evento, como já declarou o ministro Orlando Silva (Esporte).

R$ 30 BILHÕES

O estudo feito pelo Senado ainda comparou os valores globais do projeto Copa-2014.
No total, com as obras novas que foram incluídas desde janeiro - como o estádio do Itaquerão -, o custo da Copa do Mundo no Brasil subiu R$ 6,83 bilhões (ou 28%), chegando a R$ 30 bilhões.
S
em contar o custo do Itaquerão, o custo dos estádios foi o que teve o menor crescimento entre os diversos tipos de obras. Houve um aumento de 8%, ou R$ 480 milhões.


As arenas de Recife, Belo Horizonte, Cuiabá, Manaus e Natal tiveram crescimento de menos de 1%, enquanto Brasília reduziu o valor da obra em R$ 25 milhões. Já em Porto Alegre, o custo quase dobrou: de R$ 154 milhões para R$ 290 milhões.


Fonte: Folha de S. Paulo - Poder - Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - Internet: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po2109201107.htm

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