Serviço de internet terá que garantir 60% de velocidade

SOFIA FERNANDES
DE BRASÍLIA


Empresas que oferecem banda larga precisarão oferecer velocidade mínima contratada por cliente
Anatel também define que reparo precisa acontecer em 24 horas, e SAC, atender em 20 segundos após menu

As empresas que oferecem serviço de banda larga, tanto fixa como móvel, terão agora responsabilidades referentes a velocidade mínima de conexão e disponibilidade do serviço, além de regras de atendimento ao consumidor e mínimo de reclamações


O conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou ontem os regulamentos de gestão da qualidade dos serviços de comunicação multimídia, tanto para para banda larga fixa como para a móvel. As empresas terão de garantir uma velocidade média de 60% da contratada pelo cliente a partir de novembro de 2012, depois de 70% no ano seguinte e de 80% um ano depois.


Hoje, há um compromisso da empresa com a velocidade que o cliente receberá na ponta, que geralmente é 10% do que a anunciada. A conexão perde força ao ser transportada da operadora até o computador, na maioria das vezes por meio de cabos de cobre. Quem comprou uma banda larga de 10 Mbps (megabits por segundo) pode receber em casa uma conexão de, em média, 1 Mbps.


A resolução da Anatel prevê velocidades mínimas de 20%, de 30% e de 40%, gradualmente, ano a ano. O cliente também terá direito a um software, instalado pela prestadora, por onde controlará a velocidade, e a uma cartilha informativa sobre as novas regras.


As empresas terão de controlar a taxa de reclamações dos clientes: não poderá ser superior a 6% dos clientes no primeiro momento, depois a 4% e, um ano depois, a 2%. Há também metas sobre reclamações reabertas.


Na central telefônica, o cliente não poderá esperar mais que 20 segundos para ser atendido, após selecionar opção no menu inicial. Os pedidos de reparo deverão ser atendidos em até 24 horas. 

[Será um milagre, se isso acontecer, de fato!]

Na banda larga fixa, a conexão deve estar disponível em 99% do tempo. Na banda larga móvel, as tentativas de conexão devem ser estabelecidas em 98% dos casos.


Fonte: Folha de S. Paulo - Mercado - Sexta-feira, 28 de outubro de 2011 - Pg. B3 - Internet: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me2810201105.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A necessidade de dessacerdotalizar a Igreja Católica

Dominação evangélica para o Brasil

Eleva-se uma voz profética