«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Serviço de internet terá que garantir 60% de velocidade

SOFIA FERNANDES
DE BRASÍLIA


Empresas que oferecem banda larga precisarão oferecer velocidade mínima contratada por cliente
Anatel também define que reparo precisa acontecer em 24 horas, e SAC, atender em 20 segundos após menu

As empresas que oferecem serviço de banda larga, tanto fixa como móvel, terão agora responsabilidades referentes a velocidade mínima de conexão e disponibilidade do serviço, além de regras de atendimento ao consumidor e mínimo de reclamações


O conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou ontem os regulamentos de gestão da qualidade dos serviços de comunicação multimídia, tanto para para banda larga fixa como para a móvel. As empresas terão de garantir uma velocidade média de 60% da contratada pelo cliente a partir de novembro de 2012, depois de 70% no ano seguinte e de 80% um ano depois.


Hoje, há um compromisso da empresa com a velocidade que o cliente receberá na ponta, que geralmente é 10% do que a anunciada. A conexão perde força ao ser transportada da operadora até o computador, na maioria das vezes por meio de cabos de cobre. Quem comprou uma banda larga de 10 Mbps (megabits por segundo) pode receber em casa uma conexão de, em média, 1 Mbps.


A resolução da Anatel prevê velocidades mínimas de 20%, de 30% e de 40%, gradualmente, ano a ano. O cliente também terá direito a um software, instalado pela prestadora, por onde controlará a velocidade, e a uma cartilha informativa sobre as novas regras.


As empresas terão de controlar a taxa de reclamações dos clientes: não poderá ser superior a 6% dos clientes no primeiro momento, depois a 4% e, um ano depois, a 2%. Há também metas sobre reclamações reabertas.


Na central telefônica, o cliente não poderá esperar mais que 20 segundos para ser atendido, após selecionar opção no menu inicial. Os pedidos de reparo deverão ser atendidos em até 24 horas. 

[Será um milagre, se isso acontecer, de fato!]

Na banda larga fixa, a conexão deve estar disponível em 99% do tempo. Na banda larga móvel, as tentativas de conexão devem ser estabelecidas em 98% dos casos.


Fonte: Folha de S. Paulo - Mercado - Sexta-feira, 28 de outubro de 2011 - Pg. B3 - Internet: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me2810201105.htm

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