«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sexo sem proteção aumenta entre jovens

JAIRO BOUER*

Uma nova pesquisa realizada em vários países mostra que o sexo sem proteção entre os mais jovens aumentou nos últimos dois anos. 
Isso pode estar ampliando a exposição a doenças sexualmente transmissíveis, Aids e gestação indesejada. 


Nos Estados Unidos, 53% dos mais novos fizeram sexo sem proteção com um novo parceiro. 
Na França, esse número chegou a 40% e, na Tailândia, a mais de 60%. 


A metodologia das pesquisas sobre comportamento sexual varia de um estudo para o outro (o que pode influenciar os resultados obtidos). 
Mas o crescimento checado nesse trabalho feito pela Fundação Internacional Parenthood, com apoio da companhia farmacêutica alemã Bayer, sugere, no mínimo, a necessidade de atenção especial. 
Foram entrevistados mais de 5 mil jovens, em 26 países, entre abril e maio de 2011.


Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde tem identificado alguns grupos mais vulneráveis entre os mais jovens, como as garotas de 13 a 19 e os garotos que fazem sexo com garotos. Esses grupos estariam se cuidando menos. 


Os motivos para a falha de proteção são clássicos: 

  • a falsa sensação de que, por fazer sexo com alguém jovem, não existe risco
  • a dificuldade das garotas em negociarem o uso da camisinha
  • a vergonha de ter de comprar preservativo ou de pegar nos postos de saúde
  • o medo da camisinha atrapalhar a transa, entre outros. 

Em tempo: um clássico da literatura da história da Aids no Brasil, o livro "Depois Daquela Viagem" (editora Ática, R$ 40,90), publicado por Valéria Polizzi em 1997, ganha agora sua primeira versão no teatro. 
No livro, a autora conta como se contaminou com o vírus HIV com seu primeiro namorado aos 16. A peça estreia nesta quarta feira, no teatro Sesc Consolação, em São Paulo. 
Para quem não entende a importância da proteção, a peça e o livro podem ser tema para uma reflexão profunda sobre como lidamos com nossa vida sexual. 
Não perca!


* Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Jairo Bouer [foto acima] fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar suas atividades no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil quando o assunto é saúde e comportamento jovem. 


Fonte: Folha de S. Paulo - Folhateen - Segunda-feira, 3 de outubro de 2011 - Pg. 2 - Internet: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhatee/fm0310201101.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.