«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Com 50 anos de atraso, "papa bondoso" será canonizado

José Maria Mayrink


João XXIII poderia ter virado santo durante o Concílio Ecumênico Vaticano II, 
que revolucionou a Igreja
Papa João XXIII

A canonização de João XXIII, anunciada pelo Vaticano no dia 5 e que deverá ser celebrada neste ano, chega com 50 anos de atraso. O "papa bondoso", como era chamado Angelo Giuseppe Roncalli, poderia ter sido canonizado durante o Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965), se Paulo VI, seu sucessor, tivesse ouvido o apelo dos bispos que pediram que fosse declarado santo, por aclamação, na Basílica de São Pedro.

"Estamos preparando terreno para a canonização do papa João por aclamação, sem processo e sem mais milagres, no encerramento do Vaticano II. Como na Igreja primitiva", escreveu d. Hélder Câmara, então arcebispo de Olinda e Recife, na carta circular n.º 32, redigida nos dias 4 e 5 de novembro de 1965. D. Hélder, que participou dos quatro períodos do Concílio com mais de 2,5 mil bispos do mundo inteiro, registrava, de madrugada, propostas, discussões e votações do plenário.

Paulo VI vetou a proposta de canonização para que uma decisão sumária não ofuscasse a figura de Pio XII, morto em 1958, cuja causa de beatificação se pretendia iniciar. João XXIII foi beatificado em 2000, juntamente com Pio IX, que governou a Igreja de 1846 a 1878, enquanto a causa de Pio XII ficou estagnada, pelas implicações e dificuldades políticas de seu pontificado durante a 2.ª Guerra.

A canonização de João Paulo II, que ocorrerá em brevíssimo tempo para os padrões da Congregação para as Causas dos Santos, apenas dois anos e meio após a cerimônia de beatificação, seguiu as normas do Vaticano, que exige a aprovação de dois milagres. Bento XVI, o papa emérito que trabalhou durante 23 anos ao lado de João Paulo II como prefeito da Congregação da Doutrina da Fé, empenhou-se pessoalmente para apressar a causa.

O papa Francisco fez mais do que isso no caso de João XXIII: dispensou a exigência de um segundo milagre. João XXIII morreu em 3 de junho de 1963, deixando o prosseguimento dos trabalhos nas mãos de Paulo VI.

A reunião do Vaticano II, que poderia ser considerada o grande milagre de João XXIII, foi uma revolução na Igreja. Além da reforma da liturgia, que substituiu o latim pelas línguas nacionais nas celebrações e fez os padres celebrarem a missa voltados para o povo, o Concílio publicou constituições dogmáticas e pastorais, decretos e declarações sobre fé, relação com outras religiões e compromisso do cristão com a justiça social. Foi um sopro de vida nova na Igreja, que ainda hoje continua estudando e assimilando o texto promulgado em 1965

Fonte: O Estado de S. Paulo - Metrópole - Domingo, 14 de julho de 2013 - Pg. A23 - Internet: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,com-50-anos-de-atraso-papa-bondoso-sera-canonizado-,1053273,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.