«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Desemprego aumenta mais entre mulheres e jovens

Bianca Pinto Lima

No 1º trimestre de 2015, a taxa de desocupação foi de 6,6% entre os homens, ante 9,6% das mulheres; para trabalhadores entre 18 e 24 anos, desemprego atingiu o patamar de 17,6% no período 

O desemprego atinge mais fortemente as mulheres e os jovens no Brasil. No 1º trimestre de 2015, a taxa de desocupação foi estimada em 6,6% para os homens, ante 9,6% para as mulheres. Já entre os jovens de 18 a 24 anos, a taxa ficou em 17,6%, patamar elevado em relação à taxa média total do país (7,9%). Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa diferença entre gêneros é verificada nas cinco regiões do País, com destaque para o Norte, onde a taxa de desemprego das mulheres é praticamente o dobro da dos homens: 12% e 6,5%, respectivamente. Em todos os Estados brasileiros, a desocupação é maior entre as pessoas do sexo feminino do que do masculino. Em São Paulo, por exemplo, a taxa é de 7,3% para os homens e de 9,8% para as mulheres.

Em Roraima, na região Norte, a discrepância é ainda maior, o que fica evidente nos dados sobre a população desocupada. As mulheres representam 61,7% desse contingente, ante 38,3% dos homens. É o Estado com a maior diferença no porcentual de desocupação por
sexo de todo o País. 

JOVENS SEM TRABALHO

Em relação aos jovens, a pesquisa do IBGE mostra que a entrada no mercado de trabalho ficou mais difícil em 2015. A taxa de desemprego entre as pessoas de 18 a 24 anos passou de 14,1%, no quatro trimestre de 2014, para 17,6%, nos três primeiros meses de 2015. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando a taxa foi de 15,8%, também houve aumento.

Dentre as regiões, a pior situação para essa faixa etária é verificada no Nordeste - que também apresentou a maior taxa média de desemprego no primeiro trimestre: 9,6%. Lá, 20,6% dos jovens estavam desempregados nos três primeiros meses de 2015. No Estado do Rio Grande do Norte, esse porcentual chega a 25,8%. Em São Paulo, por sua vez, a taxa de desocupação dos jovens é de 18,1%, ante 8,5% da taxa média do Estado.

O nível de instrução também é determinante para o patamar de desemprego. A taxa de
desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (14%) foi bem superior à verificada para as demais escolaridades. Para o grupo de trabalhadores com nível superior incompleto, a taxa foi estimada em 9,1%, praticamente o dobro da verificada para aqueles com nível superior completo (4,6%).


Fonte: O Estado de S. Paulo – Economia – 07 de maio de 2015 – 12h11 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.