«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sábado, 23 de maio de 2015

SOLENIDADE DE PENTECOSTES - ANO B - HOMILIA

Evangelho: João 20,19-23

19 Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e pondo-se no meio deles, disse: «A paz esteja convosco».
20 Depois destas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21 Novamente, Jesus disse: «A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio».
22 E depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: «Recebei o Espírito Santo.
23 A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos».

JOSÉ ANTONIO PAGOLA
INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO

Vem Espírito Santo. Desperta nossa fé débil, pequena e vacilante. Ensina-nos a viver confiando no amor insondável de Deus nosso Pai para com todos os seus filhos e filhas, estejam dentro ou fora de tua Igreja. Se esta fé se apagar em nossos corações, imediatamente morrerá, também, em nossas comunidades e igrejas.

Vem Espírito Santo. Faz que Jesus ocupe o centro de tua Igreja. Que nada nem ninguém o suplante nem obscureça. Não vive entre nós sem nos atrair para seu Evangelho e sem converter-nos ao seu seguimento. Que não fujamos de sua Palavra, nem nos desviemos de seus mandamentos do amor. Que não se perca no mundo a sua memória.

Vem Espírito Santo. Abre nossos ouvidos para escutar teus chamados, aqueles que nos chegam hoje, a partir das interrogações, sofrimentos, conflitos e contradições dos homens e mulheres de nossos dias. Faze-nos viver abertos ao teu poder para criar a fé nova que necessita esta sociedade nova. Que, em tua Igreja, vivamos mais atentos ao que nasce e ao que morre, com o coração sustentado pela esperança e não afetado pela nostalgia.

Vem Espírito Santo e purifica o coração da tua Igreja. Põe verdade entre nós. Ensina-nos a reconhecer nossos pecados e limitações. Recorda-nos que somos como todo mundo: frágeis, medíocres e pecadores. Liberta-nos de nossa arrogância e falsa segurança. Faz que aprendamos a caminhar entre os homens com mais verdade e humildade.

Vem Espírito Santo. Ensina-nos a olhar de maneira nova a vida, o mundo e, sobretudo, as pessoas. Que aprendamos a olhar como Jesus olhava os que sofrem, os que choram, os que caem, os que vivem sozinhos e os esquecidos. Se mudar nosso olhar, mudará também o coração e o rosto de tua Igreja. Os discípulos de Jesus irradiarão melhor sua proximidade, sua compreensão e solidariedade para com os mais necessitados. Parecer-nos-emos mais ao nosso Mestre e Senhor.

Vem Espírito Santo. Faz de nós uma Igreja de portas abertas, coração compassivo e esperança contagiosa. Que nada ou ninguém nos distraia ou desvie do projeto de Jesus: fazer um mundo mais justo e digno, mais amável e alegre, abrindo caminhos ao reino de Deus.

RECEBEI O ESPÍRITO

Pouco a pouco, vamos aprendendo a viver sem interioridade. Não necessitamos mais estar em contato com o melhor que há dentro de nós. Basta-nos viver entretidos. Contentamo-nos com funcionar sem alma e alimentar-nos somente de pão. Não queremos nos expor a buscar a verdade. Vem Espírito Santo e liberta-nos do vazio interior.

Sabemos já viver sem raízes e metas. Basta-nos que sejamos programados externamente. Movemo-nos e nos agitamos sem cessar, porém não sabemos o que queremos nem para onde vamos. Estamos cada vez mais informados, porém nos sentimos mais perdidos que nunca! Vem Espírito Santo e liberta-nos da desorientação.

Não nos interessam mais as grandes questões da existência. Não nos preocupa ficarmos sem luz para enfrentarmos a vida. Tornamo-nos mais céticos, mas também mais frágeis e inseguros. Queremos ser inteligentes e lúcidos. Por que, então, não encontramos sossego e paz? Por que nos visita tanto a tristeza? Vem Espírito Santo e liberta-nos da escuridão interior.

Queremos viver mais, viver melhor, viver mais tempo, porém viver para quê? Queremos nos sentir bem, nos sentir melhor, porém sentir o quê? Buscamos desfrutar intensamente da vida, retirar-lhe o máximo de proveito, porém não nos contentamos somente em divertir-nos. Fazemos o que nos agrada. Não há proibições nem terrenos proibidos. Por que queremos algo diferente? Vem Espírito Santo e ensina-nos a viver.

Queremos ser livres e independentes, e nos encontramos cada vez mais sozinhos. Necessitamos viver e nos encerramos em nosso pequeno mundo, às vezes tão aborrecido. Necessitamos nos sentir queridos e não sabemos criar contatos vivos e amistosos. Ao sexo chamamos «amor» e ao prazer «felicidade», porém quem saciará a nossa sede? Vem Espírito Santo e ensina-nos a amar.

Em nossa vida não há mais lugar para Deus. Sua presença ficou reprimida ou atrofiada dentro de nós. Repletos de ruídos por dentro, não podemos mais escutar sua voz. Voltados para mil desejos e sensações, não conseguimos perceber sua proximidade. Sabemos falar com todos menos com Ele. Aprendemos a viver de costas para o Mistério. Vem Espírito Santo e ensina-nos a crer.

Crentes e não crentes, pouco crentes ou maus crentes, assim peregrinamos todos pela vida. Na festa cristã do Espírito Santo, Jesus nos diz a todos o que um dia disse aos seus discípulos expirando sobre eles seu alento: «Recebei o Espírito Santo». Esse Espírito que sustenta nossas pobres vidas e anima nossa frágil fé pode penetrar em nós por caminhos que somente Ele conhece.

Traduzido do espanhol por Telmo José Amaral de Figueiredo.

Fonte: Sopelako San Pedro Apostol Parrokia – Sopelana – Bizkaia (Espanha) – J. A. Pagola – Ciclo B (Homilías) – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.