«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sábado, 21 de junho de 2014

12º Domingo do Tempo Comum – Ano A – HOMILIA

Evangelho: Mateus 10,26-33

Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos:
26 Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido.
27
O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!
28
Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29
Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão
sem o consentimento do vosso Pai.
30
Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados.
31
Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32 Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus.
33 Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

JOSÉ ANTONIO PAGOLA
NÃO TENHAIS MEDO!

A recordação da execução de Jesus estava, ainda, muito recente. Pelas comunidades cristãs circulavam diversas versões de sua Paixão. Todos sabiam que era perigoso seguir alguém que havia terminado tão mal. Recordava-se uma frase de Jesus: O discípulo não está acima de seu mestre. Se lhe chamaram de Belzebu [o príncipe dos demônios], o que não dirão de seus seguidores?

Jesus não queria que seus discípulos alimentassem falsas ilusões. Ninguém pode pretender segui-lo, de verdade, sem compartilhar, de alguma maneira, sua sorte. Em algum momento, alguém o rejeitará, maltratará, insultará ou condenará. O que fazer?

A resposta brota de dentro de Jesus: “Não tenhais medo”. O medo é mal. Não deve, jamais, paralisar seus discípulos. Não devem se calar. Não devem cessar de propagar a mensagem de Jesus por nenhum motivo.

Jesus lhes explicará como devem se comportar diante da perseguição. Com ele começou a revelação da Boa Notícia de Deus. Devem confiar. Aquilo que, ainda, está “encoberto” e “escondido” a muitos, um dia ficará patente: se conhecerá o Mistério de Deus, seu amor ao ser humano e seu projeto de uma vida mais feliz para todos.

Os seguidores de Jesus são chamados a tomar parte ativa, desde já, nesse processo de revelação:O que vos digo de noite, dizei-o em pleno dia”. Aquilo que ele lhes explica ao anoitecer, antes de retirar-se para descansar, devem comunicá-lo sem medo “em pleno dia”. “O que eu vos digo ao ouvido, proclamai-o de cima dos telhados”. Aquilo que ele lhes sussurra ao ouvido para que penetre bem em seu coração, devem fazê-lo em público.

Jesus insiste para que não tenham medo. Quem se coloca ao meu lado”, nada há de temer. O último juízo será uma alegre surpresa. O juiz será “meu Pai do céu”, que vos ama sem fim. O defensor serei eu mesmo, que “me colocarei da vossa parte”. Quem pode nos infundir mais esperança em meio às provações?

Jesus imaginava seus seguidores como um grupo de crentes que sabem “colocar-se ao seu lado” sem medo. Por que somos tão pouco livres para abrir caminhos novos e mais fiéis a Jesus? Por que não nos atrevemos a destacar de maneira simples, clara e concreta o essencial do Evangelho?

Traduzido do espanhol por Telmo José Amaral de Figueiredo.

Fonte: Servitas Cádiz – Comentario al Evangelio del Domingo – Internet: clique aqui - Acesso em: 21/06/2014 – às 16h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.