Efeito “telefone
sem fio” reduz impacto de marcas na web
Fernando
Scheller
Enviado
especial ao
Cannes
Lions Official Festival Representative
Mensagens
de empresas são consideradas inúteis pelo consumidor em 96% dos casos,
afirma
especialista em comunicação na internet
Curtis Hougland - Presidente da Attention |
O uso de mídias sociais pelas marcas é uma
tendência sem volta no mundo da publicidade, mas a eficácia desta interação foi
questionada ontem pelo presidente da Attention,
Curtis Hougland, agência que
trabalha apenas neste setor. Segundo o especialista, as mensagens disseminadas
em redes sociais são consideradas inúteis pelos receptores em 96% dos casos.
Em
palestra durante o evento Lions Health,
evento prévio ao Cannes Lions - Festival Internacional de Criatividade dedicado
ao setor de saúde e medicamentos, Hougland afirmou que o motivo é um só: as empresas usam Twitter, Facebook e outros
sites para falar delas mesmas, e não para manter um real diálogo com o cliente. [...]
Além
disso, a maioria das pessoas está muito
mais interessada no que seus amigos têm a dizer, e não em ouvir discursos das
marcas. "Nas redes sociais, 94%
do conteúdo compartilhado vêm dos consumidores, e não das companhias. Neste
espaço, as empresas estão em desvantagem", afirma.
Outra
questão que não é levada em conta pelas empresas é que, no mundo online, a atenção do consumidor está cada vez mais
dispersa. Ou seja: as pessoas "saltam" de um site para outro – redes
sociais, páginas de empresas e blogs, por exemplo – e passam cada vez menos
tempo em cada um deles. Neste processo, o
potencial cliente vai trocando ideias com amigos na web, o que aumenta a chance
de a mensagem original ser deturpada.
Telefone sem fio
É o que
Hougland chama de efeito "telefone sem fio". À medida em que a mensagem é compartilhada, os detalhes originais se
perdem e esse repasse de conteúdo pode mudar completamente o sentido original.
"Depois de três compartilhamentos, mais de 50% do sentido de uma campanha
se perde", diz o presidente da Attention.
"Isso quer dizer que os marqueteiros estão falando uma coisa e o cliente
está ouvindo outra."
O
especialista diz que, à medida que as recomendações de amigos na internet se
tornam mais importantes no momento da compra, ter uma marca conhecida significa
cada vez menos. "Como a minha
comunidade de amigos é mais relevante do que qualquer marca, o mais importante
é a propaganda boca a boca", diz ele. Desta forma, atualmente, uma
marca pouco conhecida pode se tornar famosa em pouco tempo se muitas pessoas
passarem a recomendá-la.
O segredo do uso das redes sociais,
segundo Hougland, está na correta
identificação das perguntas que os consumidores estão fazendo. Hoje, diz o
especialista, há cerca de US$ 1 bilhão em vendas a serem feitas a partir das
questões que as pessoas fazem sobre diabetes na internet. "O Google hoje é o ponto inicial de todas
as descobertas. Por isso, os websites oficiais hoje são menos importantes. A
partir do Google, o cliente segue para fóruns, blogs, sites e até para o YouTube, para ver imagens relativas às
suas dúvidas", explica.
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