«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Apresentado ao Papa 6ª edição do “Atlas Hierarchicus”

Uma obra monumental que cumpre quase 100 anos

Dom Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, apresentou hoje [6 de julho de 2011] ao Papa Bento XVI a 6ª edição do Atlas Hierarchicus, uma obra monumental que ilustra a presença da Igreja no mundo inteiro.

Esta obra, editada pela Pontifícia Universidade Urbaniana, está prologada pelo próprio Papa e contém quadros estatísticos detalhados da Igreja nos cinco continentes, assim como as dioceses e circunscrições eclesiásticas que foram criadas nos últimos anos.

O Atlas, financiado pela Congregação para a Evangelização dos Povos, tem como objetivo não tanto oferecer dados, mas sobretudo dar uma “visão de conjunto (…), atual e geográfica, da Igreja no mundo”.

A edição anterior foi feita em 1992 e, segundo informou hoje a Rádio Vaticano, se havia pedido com insistência uma nova edição, diante das numerosas mudanças, tanto no número de católicos como nos nascimentos de novas realidades eclesiais nos últimos 20 anos.

O primeiro Atlas tinha como título Atlas Hierarchicus Descriptio geographica et statistica S. Romanae Ecclesiae tum Occidentis tum Orientis juxta statum praesentem Accedunt etiam nonnullae notae historicae necnon ethnographicae e foi composto por Karl Streit [foto acima], da Congregação do Verbo Divino, em 1913.

Este religioso holandês, que havia composto, já em 1906, o Katholischer Missionsatlas, sobre as missões católicas no mundo, entregou ao Papa São Pio X um exemplar do primeiro Atlas Hierarchicus, composto, como o próprio autor explicava no prefácio, com os melhores recursos cartográficos da época.

Este primeiro Atlas estava escrito em 5 idiomas: alemão, espanhol, inglês, francês e italiano. Foi impresso em Padernborn (Alemanha) e apresentado ao Papa como homenagem dentro do ano jubilar de 1913, no 16º centenário do Edito de Milão, pelo qual o imperador romano Constantino concedeu liberdade de culto à Igreja.

Fonte: ZENIT.ORG - Quarta-feira, 6 de julho de 2011 - Internet: http://www.zenit.org/article-28397?l=portuguese

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.