«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Para combater a obesidade em crianças, nada de TV no quarto

Nanci Hellmich
The New York Times

Retirar os aparelhos de TV dos quartos das crianças; ensiná-las a comer apenas quando têm fome; não privá-las das brincadeiras como castigo. São recomendações de um novo relatório da ONG americana Institute of Medicine (IOM), um dos primeiros estudos abrangentes sobre o que deve ser feito para prevenir obesidade em menores de 5 anos.

"A obesidade epidêmica não poupou as crianças menores", diz Leann Birch, presidente do comitê do IOM que fez o relatório e dirige o Centro de Pesquisa da Obesidade Infantil da Universidade Estadual da Pensilvânia.

Cerca de 20% das crianças dos EUA estão acima do peso ou são obesas antes de ir para o jardim da infância, com taxas mais elevadas entre as crianças de baixa renda de origem afro-americana e hispânica, ressalta o estudo. Dados do governo mostram que 30% das crianças em idade escolar estão acima do peso ou obesas.

O relatório pretende alertar os órgãos de assistência à criança, as creches e os educadores do jardim da infância, mas em grande parte as recomendações podem se aplicar também aos pais.

Segundo o texto, as crianças devem ter atividades físicas o dia todo e o sono deve ser estimulado conforme a idade. Dados estabelecem uma relação entre a breve duração do sono e o excesso de peso, segundo Leann.

Os adultos devem criar ambientes que garantam um sono repousante para as crianças, por exemplo, não permitindo a presença de aparelhos dotados de tela nos quartos de dormir. Atualmente, cerca de 40% das crianças entre os 4 e os 6 anos nos EUA têm TV no quarto.

Outra dica é limitar o tempo e a exposição ao marketing de comidas e bebidas. As creches também deveriam limitar o período em que as crianças ficam na frente da TV, assim como o uso de computadores, celulares e outras tecnologias digitais para menos de duas horas ao dia para crianças de 2 a 5 anos. Controlar o peso e a altura segundo tabelas de crescimento, do nascimento aos 5 anos, a cada ida ao médico, também é recomendado.

TRADUÇÃO DE ANNA CAPOVILLA.

Fonte: O Estado de S. Paulo - Vida - Domingo, 3 de julho de 2011 - Pg. A27 - Internet: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110703/not_imp740064,0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.