WikiLeaks vai mostrar papéis sobre o Brasil

Cedê Silva

Colaboradora do WikiLeaks, a jornalista brasileira Natalia Viana anunciou para daqui a "uma ou duas semanas" a divulgação de milhares de documentos inéditos sobre o Brasil. O anúncio foi feito ontem, durante o congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Segundo Natalia, todos os telegramas foram produzidos durante os dois mandatos do governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). A jornalista adiantou que alguns dizem respeito a doações dos Estados Unidos para as polícias de diversos Estados brasileiros.

Em novembro de 2010, o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, disse ao Estado ter informações que "abalariam as eleições no Brasil".

Na quinta-feira, o site WikiLeaks já havia revelado conversas entre o ex-embaixador americano Francis Rooney e membros do Vaticano sobre a situação da Igreja Católica no Brasil. Os documentos mostram críticas à quantidade e à qualidade do clero e apreensão com o crescimento dos evangélicos.

[Comentário pessoal: é no mínimo intrigante, o fato de "membros do Vaticano" conversarem com um embaixador dos Estados Unidos sobre assuntos tão internos da Igreja! Como é o caso de "quantidade e qualidade do clero". Que interesses comuns haveriam nesse diálogo? Eis a questão!]

Fonte: O Estado de S. Paulo - Nacional - Sábado, 2 de julho de 2011 - Pg. A9 - Internet: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110702/not_imp739776,0.php
_____________________________

Tensões entre o Vaticano e os padres brasileiros

Giacomo Galeazzi
Vatican Insider
01-07-2011

A preocupação da Santa Sé está concentrada sobre a crise da disciplina eclesiástica, o crescimento das Igrejas evangélicas e a influência da teologia da libertação entre os jovens religiosos.

Os documentos do Wikileaks revelam que o Vaticano estava preocupado com a conduta dos sacerdotes brasileiros sobre o celibato. E assim se reabre uma questão de extrema delicadeza para a Santa Sé, sobretudo por causa do espinhoso tema do clero brasileiro (e sul-americano) próximos da teologia da libertação e das tensões com Roma, das quais uma prova gritante é o "caso Recife", ou seja, a controvérsia sobre o aborto da mãe-menina.

De acordo com os documentos revelados pelo Wikileaks, o Vaticano manifestou sua profunda preocupação com o comportamento dos sacerdotes brasileiros, especialmente pela sua inobservância e indiferença com respeito à regra do celibato eclesiástico. A fonte citada pelo diplomata norte-americano no relatório é um prelado brasileiro, autoridade da Secretaria de Estado, Dom Stefano Migliorelli [foto acima], estreito colaborador do cardeal Tarcisio Bertone, que informava ao embaixador dos EUA, Francis Rooney, que a viagem de Bento XVI ao Brasil em 2007 nascia do alerta devido à situação da Igreja Católica local.

"Dom Migliorelli lamenta que o nível de preparação dos sacerdotes brasileiros é muito baixo, e, em muitos casos, não são respeitados os fundamentos da disciplina clerical (por exemplo, o celibato eclesiástico etc...)", evidencia o documento preparado pelo diplomata Francis Rooney para o governo norte-americano.

Em outra passagem do documento, elaborado em 2007, afirma-se que a crise sacerdotal, a queda nas vocações e a indisciplina do clero na América Latina são piores do que nos Estados Unidos.

A Santa Sé, de acordo com o comunicado norte-americano, dá voz ao seu próprio alerta perante o crescimento das Igrejas evangélicas no Brasil, na região sul-americana. Segundo a Secretaria de Estado do Vaticano, o Brasil e a América Latina devem ser consideradas como "terra de missão", na qual é necessário "recomeçar do zero", e "o clero deve ser novamente formado" para frear o avanço das Igrejas evangélicas . Uma situação preocupante, portanto, que é denunciada pelo eclesiástico Migliorelli ao diplomata norte-americano Rooney.

A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos - On-Line - 02/07/2011 - Internet: http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=44922

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A necessidade de dessacerdotalizar a Igreja Católica

Dominação evangélica para o Brasil

Eleva-se uma voz profética