«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Manual para que os sacerdotes sejam bons confessores

O papa está preocupado com o afastamento de muitos católicos do sacramento da confissão e, por isso, decidiu tomar uma atitude a respeito, comprometendo-se ele mesmo a ouvir os pecados de um grupo de jovens. 

De acordo com o Vaticano, no próximo dia 20 de agosto, durante a Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em Madri (Espanha), o pontífice confessará alguns dos participantes, em um gesto sem precedentes, pelo menos durante esse encontro.

A reportagem é do sítio Religión Digital, 14-07-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A preocupação de Bento XVI foi recebida também pela Congregação para o Clero da Santa Sé, que acaba de publicar uma série de recomendações sobre o assunto, em um documento de 72 páginas dirigido aos sacerdotes católicos de todo o mundo.

O sacerdote, ministro da misericórdia divina. Subsídio para confessores e diretores espirituais é o título do texto.

"É necessário voltar ao confessionário, como lugar no qual celebrar o sacramento da reconciliação, mas também como lugar onde ‘habitar’ com mais frequência, para que o fiel possa encontrar misericórdia, conselho e conforto", indica o texto.

Essas palavras foram pronunciadas originalmente pelo Papa Bento XVI durante um encontro com confessores, que ocorreu em Roma no início de 2010 por ocasião do Ano Sacerdotal.

A introdução do "subsídio" afirma que o bispo de Roma indicou a todos a importância e a consequente urgência apostólica de redescobrir o sacramento da reconciliação, seja como penitente, seja como ministro.

"A reconciliação com Deus é inseparável da reconciliação com os irmãos. Essa reconciliação não é possível sem purificar de algum modo o próprio coração", apontou.

Elaborado pela Congregação para o Clero, o documento é assinado pelo seu prefeito, o cardeal Mauro Piacenza, e o secretário do dicastério, Dom Celso Morga, que disse: "Que os sacerdotes possam descobrir de novo o valor pastoral desses meios simples, muito comuns, que parecem não ter força pastoral, mas que são muito poderosos se soubermos administrá-los bem e se valorizarmos o fato de estarmos disponíveis para administrá-los".

A primeira parte do texto explica em que consiste o sacramento da Penitência e dá indicações práticas sobre como administrá-lo e recebê-lo melhor. Por exemplo, inclui um exame de consciência só para sacerdotes.

"Que os sacerdotes sejam muito disponíveis para as confissões e a direção espiritual e que, ao mesmo tempo, eles, e também eu, nos confessemos frequentemente e tenhamos a direção espiritual", disse Dom Morga.

A segunda metade do texto explica a doutrina sobre a direção espiritual, ensina a ajudar outras almas e como se deixar ajudar por um diretor espiritual.

O documento foi enviado a todas as conferências episcopais do mundo e está disponível aqui em português, no site da Congregação para o Clero.
Acesse:

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos - On-Line - 16/07/2011 -  http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=45390

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.