«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Jovem é mais conservador ao investir

Altamiro Silva Júnior

Os jovens são mais conservadores que as pessoas mais velhas quando o assunto é aplicação de recursos. Uma pesquisa do banco Santander, feita com clientes de alta renda, mostrou que as pessoas de 20 a 33 anos, a chamada Geração Y, aplica 82,1% dos seus recursos na caderneta de poupança, a mais conservadora das aplicações, e só 0,9% nos fundos e investimentos mais arriscados.

As gerações anteriores costumam arriscar mais. A mesma pesquisa mostra que a Geração X (os nascidos entre 1965 a 1977) aplica menos em poupança e mais em fundos arrojados, alocando 57% na caderneta e 3,1% no risco maior. Já entre os Baby Boomers (nascidos de 1946 a 1965), o porcentual alocado na poupança cai para 44,3% e em produtos arriscados sobe para 3,6%.

O relatório do Santander fala que os jovens de 20 a 33 anos são sempre classificados como “ansiosos,
dinâmicos e arrojados”, mas quando o assunto é investimento, o perfil muda e esse público se mostra mais conservador. Os mais jovens aplicam 8,1% dos seus recursos em fundos de médio risco. No grupo da Geração X, a proporção cresce para 19,5%; já entre os Baby Boomers, chega a 24,8%.

Apesar da aplicação em produtos de maior risco ser ainda incipiente na Geração Y, o Santander destaca que esse grupo se preocupa em “testar todos os tipos de investimento, mas prefere, ao menos por enquanto, não expor parte significativa do seu patrimônio a riscos”. Por isso, os jovens que procuram aplicações mais arriscadas, investem apenas pequenas quantias, segundo o relatório.

No geral, quanto mais tempo de relacionamento com o banco, mais a pessoa se sente segura para aplicar em ativos arrojados, pois segundo o relatório, ela consegue conhecer melhor o perfil de cada produto. Considerados os investidores da Geração Y que tem entre um e dois anos de relacionamento com o Santander, a porcentagem dos que procuram produtos arrojados é de 3%. Já entre os clientes com mais tempo de casa, a relação salta para 9,3%.

Quando se avaliam as aplicações nos investimentos de maior risco por número de aplicadores, o porcentual é parecido nas três faixas etárias. Na Geração Y, 27% possuem aplicação em produto de maior risco, ante 28% dos Baby Boomers e 33% da Geração X. O mesmo acontece com produtos conservadores (como a poupança): 78% entre os mais jovens, 74% entre os do meio e 78% entre os mais experientes.

Isso indica, segundo a pesquisa, que os jovens estão testando as aplicações de menor risco, mas ainda concentram a maior parte de suas aplicações em produtos conservadores.

Previdência
Quando o assunto é o futuro, a pesquisa revela que os mais jovens se preocupam com a aposentadoria assim como os mais velhos. Na Geração Y, 20% do grupo já aplica em previdência privada, ante 23% dos Baby Boomers e 26% da Geração X.

Fonte: JORNAL DA TARDE - Seu Bolso - 4 de julho de 2011 - 22h33 - Internet: http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/tag/caderneta-de-poupanca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.