«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

segunda-feira, 2 de março de 2015

FIQUE SABENDO QUE...

Plenário da Câmara dos Deputados Federais - Brasília (DF)
CÂMARA DOS DEPUTADOS – BRASÍLIA

23,05 reais será o valor que cada brasileiro passará a pagar anualmente para custear os gastos dos 513 deputados federais.
Na última semana, a Câmara aprovou um pacote de aumento de gastos e novos benefícios aos parlamentares.

12,93 reais por cidadão é quanto custam anualmente os congressistas na Espanha. No Reino Unido, o gasto com os integrantes da Câmara dos Comuns é de 16 reais. Já a França supera o Brasil: 25,37 reais por habitante.

0 país, entre as maiores democracias do mundo, tem leis que autorizam o pagamento das passagens aéreas do cônjuge de parlamentar pelos contribuintes, uma das medidas do pacote anunciado pelo novo presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Eike Batista - mega-empresário nacional, cujas empresas faliram
PRESENTE PARA EIKE BATISTA

A Caixa Econômica Federal deu um prêmio a Eike Batista: o banco federal entrou, sem necessidade, no processo de recuperação judicial do estaleiro OSX para reaver 1,1 bilhão de reais.

A Caixa, segundo a Lei de Falências, deveria estar blindada porque o pagamento do financiamento estava garantido pela alienação fiduciária de bens da OSX, suficiente para cobrir quase duas vezes o valor da dívida.

Agora, a Caixa vai receber o dinheiro de volta parcelado em quarenta anos – um belo negócio, mas só para Eike. Toda a operação na Caixa Econômica Federal foi tocada pelo diretor jurídico Jailton Zanon, indicado por Ricardo Berzoini (PT).
Fonte: VEJA – Edição 2415 – Ano 48 – nº 9 – 4 de março de 2015 – Páginas 34 e 37 (edição impressa).

LAVA JATO CHEGA AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Rodrigo Janot - Procurador-Geral da República
1. Pedido de inquéritos

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedirá ao Supremo nos próximo dias a abertura de inquérito para que os políticos com foro privilegiado citados na Operação da Lava Jato passem a ser investigados formalmente.

2. Investigações

O Supremo pode negar a abertura de investigação nos casos em que considerar os indícios insuficientes. O relator do caso na Corte é o ministro Teori Zavascki. Toda a tramitação dos inquéritos passará por suas mãos.

Teori Zavascki - Ministro do STF
3. Denúncias

Após a conclusão dos inquéritos, Janot decide se entre ou não com denúncias formais contra os políticos investigados. A tendência é de que haja várias denúncias, e não só uma, como ocorreu com o mensalão.

4. Abertura de processos

O Supremo pode receber ou rejeitas as denúncias do procurador-geral. Caso aceite, são abertos processos criminais contra os políticos, sob responsabilidade da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (composta por 5 dos 11 ministros da Corte).

5. Julgamento

Após a análise do caso, o relator dos processos apresenta suas conclusões e a 2ª Turma do Supremo passa a proferir seus votos sobre cada caso. Quem for condenado poderá recorrer no âmbito do próprio Supremo Tribunal Federal.

Fonte: O Estado de S. Paulo – Política – Domingo, 1 de março de 2015 – Pg. A4 (edição impressa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.