«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Ler o Evangelho ao invés de ver novela ou ouvir conversas do vizinho

Salvatore Cernuzio

Na Missa em Santa Marta, o Papa Francisco convidou a ler o Evangelho por alguns minutos e propôs a "oração de contemplação" que ajuda a ter esperança.
Papa Francisco celebrando na Capela da Casa Santa Marta
(Vaticano)
O convite é o de sempre: ler a Bíblia diariamente e meditar sobre uma passagem do Evangelho. Mesmo correndo o risco de soar repetitivo, Francisco novamente exortou os cristãos a usar este poderoso instrumento que é a Bíblia. Mesmo que seja somente por 10 minutos, apenas uma página, disse hoje [terça-feira, 3 de fevereiro] na Missa em Santa Marta, a fim que um momento do dia seja de diálogo com o Senhor, ao invés de perder tempo vendo novela ou ouvindo conversas do vizinho.

A contemplação diária do Evangelho ajuda-nos a ter a verdadeira esperança, disse o Santo Padre. Que esperança? Aquela mencionada pelo apóstolo Paulo na Carta aos Hebreus, que aprendemos somente "com os nossos olhos fixos em Jesus". Sem ouvir o Senhor podemos “ser otimistas, positivos”, mas a esperança se aprende somente olhando a Jesus, explicou o Santo Padre.

Portanto, precisamos da "oração de contemplação". Claro, "faz bem rezar o terço todos os dias", disse Francisco, conversar "com o Senhor quando tiver um problema, ou com a Virgem Maria ou com os santos...". Mas é importante fazer a "oração de contemplação", que só se pode fazer com “o Evangelho na mão".

O Papa explicou então como fazer este tipo de oração. Tomou como exemplo o Evangelho da liturgia de hoje, que diz: "Jesus estava no meio do povo, uma multidão estava ao seu redor”.  A palavra “multidão é repetida cinco vezes”. “Sempre com a multidão... Jesus passou a maior parte da vida na rua, com o povo. Mas não descansou? Sim, uma vez, diz o Evangelho que dormiu em um barco, mas chegou uma tempestade e os discípulos o acordaram. Jesus estava sempre entre as pessoas. E olhando para Jesus, eu contemplo Jesus assim, eu imagino Jesus assim, e digo a Jesus o que me passa pela cabeça."

Precisamente nesta multidão - continuou Bergoglio - o olhar do Messias repousa sobre uma mulher doente que, em meio à multidão, o toca. Por que Jesus "não só entende a multidão, toca a multidão, sente o bater do coração de cada um de nós". Também quando “o chefe da sinagoga lhe conta que sua filha está gravemente doente, Ele deixa tudo e se ocupa". Ele "tem cuidado por todos nós, sempre”.

Ele também tem muita paciência, acrescentou o Papa Francisco, imaginando a cena de Jesus que chega à casa onde a menina morreu. Lá Ele encontra as mulheres que choram. Jesus lhes tranquiliza e as pessoas zombam dele, não acreditam nas suas palavras. E depois da ressurreição da menina, ao invés de dizer “Força Deus”, lhes diz: “Por favor, deem comida para ela”. “Jesus tem sempre os pequenos detalhes diante de Si”, comentou o Pontífice.

A "oração de contemplação" é isto: “Pegar o Evangelho, ler e imaginar-me na cena, imaginar-me o que acontece e falar com Jesus, como me vem do coração. E com isso nós fazemos crescer a esperança, porque temos e mantemos fixo o olhar em Jesus”.

"Façam esta oração de contemplação", insistiu o Papa. “‘Mas eu tenho tanta coisa para fazer!’. Sim, mas em casa, 15 minutos, pegue o Evangelho, um pequeno trecho, imagine o que aconteceu e fale com Jesus sobre aquilo. Assim o seu olhar estará fixo em Jesus, e não tanto na novela, por exemplo; o seu ouvido estará fixo nas palavras de Jesus e não tanto nas conversas do vizinho, da vizinha... ".

Tudo bem "rezar as orações, rezar o terço, falar com o Senhor", mas você também deve fazer esta oração de contemplação, porque desta vem "a esperança" e "a nossa vida cristã se move naquela moldura, entre memória e esperança”. Memória - disse o Papa -  de "todo o caminho passado" e "de tantas graças recebidas pelo Senhor, e esperança, olhando o Senhor, que é o único que pode dar-me esperança".

Assim, concluiu o Pontífice, "peguemos o Evangelho e façamos esta oração de contemplação". Hoje, tente por 10 minutos, 15, não mais, leiam o Evangelho, imaginem e digam algo a Jesus e nada mais. E assim o seu conhecimento de Jesus será maior e a sua esperança crescerá".

Fonte: ZENIT.ORG - Roma, 3 de fevereiro de 2015 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.