«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sábado, 1 de agosto de 2015

18º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Homilia

Evangelho: João 6,24-35


Naquele tempo:
24 Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas
e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.
25 Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?”.
26 Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos.
27 Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”.
28 Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”.
29 Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.
30 Eles perguntaram: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti?. Que obra fazes?
31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: 'Pão do céu deu-lhes a comer'”.
32 Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu.
33 Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.
34 Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”.
35 Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

JOSÉ ANTONIO PAGOLA 

O CORAÇÃO DO CRISTIANISMO

As pessoas necessitam de Jesus e procuram-no. Há algo nele que as atrai, mas ainda não sabem exatamente por que o procuram nem para quê. Segundo o evangelista, muitos o fazem porque no dia anterior distribuiu-lhes pão para saciar a fome deles.

Jesus começa a conversar com eles. Há coisas que convêm esclarecer desde o princípio. O pão material é muito importante. O próprio Jesus ensinou-lhes a pedi-lo a Deus «o pão de cada dia» para todos. Mas o ser humano necessita de algo mais. Jesus quer oferecer-lhe um alimento que possa saciar para sempre a sua fome de vida.

As pessoas intuem que Jesus lhes está abrindo um horizonte novo, porém não sabem o que fazer, nem por onde começar. O evangelista resume as suas interrogações com estas palavras: «e que obras temos que fazer para trabalhar no que Deus quer?». Há neles um desejo sincero de acertar. Querem trabalhar no que Deus quer, no entanto, acostumados a pensar tudo a partir da Lei, perguntam a Jesus que obras, práticas e observâncias novas eles devem levar em conta.

A resposta de Jesus toca o coração do cristianismo: «a obra (no singular!) que Deus quer é esta: que acrediteis naquele que ele enviou». Deus só quer que creiam em Jesus Cristo, pois é o grande dom que ele enviou ao mundo. Esta é a nova exigência. Nisto devem trabalhar. O restante é secundário.

Depois de vinte séculos de cristianismo, não estamos precisando descobrir novamente que toda a força e originalidade da Igreja estão em crer em Jesus Cristo e segui-lo? Não necessitamos passar da atitude de adeptos de uma religião de «crenças» e de «práticas», a viver como discípulos de Jesus?

A fé cristã não consiste primordialmente em ir cumprindo corretamente um código de práticas e observâncias novas, superiores às do Antigo Testamento. Não. A identidade cristã está em aprender a viver um estilo de vida que nasce da relação viva e confiante em Jesus, o Cristo. Vamos nos fazendo cristãos na medida que aprendemos a pensar, sentir, amar, trabalhar, sofrer e viver como Jesus.

Ser cristão exige hoje uma experiência de Jesus e uma identificação com o seu projeto que não se requeria anos atrás para ser um bom praticante. Para subsistir no meio da sociedade laica, as comunidades cristãs necessitam cuidar mais que nunca da adesão e do contato vital com Jesus, o Cristo.


SE BUSCAS A DEUS

Há pessoas que desejam, sinceramente, encontrar Deus, porém não sabem qual caminho seguir. Sem dúvida, cada um tem de fazer seu próprio percurso pessoal e ninguém pode indicar, a partir de fora, os passos concretos que devemos dar, porém há sugestões que podem ajudar a todos. Eis aqui algumas:

[ 1 ] Se você busca Deus, antes de tudo, deixe de ter medo dele. Há pessoas que, quando ouvem nomear Deus, começam a pensar em suas misérias e pecados. Este tipo de medo de Deus lhe afasta dele. Deus lhe conhece e lhe deseja. Ele saberá encontrar o caminho para entrar em sua vida, por mais medíocre que ela seja.

[ 2 ] Não tenha pressa. Aja com calma. Há pessoas que, durante uns dias, movem-se muito, rezam, querem livros, buscam métodos para fazer oração; em poucos dias abandonam tudo e voltam à vida de sempre. Você, caminhe devagar! Descubra, humildemente, a sua pobreza e necessidade de Deus. Ele não está ao final de, sabe-se lá, quantos esforços. Ele já está junto de você, desejando fazer-lhe viver.

[ 4 ] Desça ao seu coração e chegue às raízes mais secretas de sua vida. Tire todas as máscaras. Como você poderia ir disfarçado(a) ao encontro de Deus? Não tem necessidade de ocultar suas feridas nem sua desordem. Pergunte-se sinceramente:
  • O que estou buscando na vida?
  • Por que não há paz em meu coração?
  • O que necessito para viver com mais alegria?

Por aí encontrará um caminho para Deus.

[ 5 ] Aprenda a orar. Pode lhe fazer bem, buscar um lugar tranquilo e reservar um tempo apropriado. No começo, não saberá o que fazer, e lhe pode até ser incômodo. Faz tanto tempo que você não para diante de Deus! Busca na Bíblia o livro dos Salmos e começa a recitar devagar algum deles. Detenha-se somente naquelas frases que lhe dizem algo. Logo descobrirá que os Salmos refletem os seus sofrimentos e as suas alegrias, seus anseios e a sua busca de Deus. Quando tiver aprendido a saboreá-los, não mais os deixará.

[ 6 ] Tome o Evangelho em suas mãos. Não é um livro a mais. Ali encontrará Jesus Cristo: ele é o verdadeiro caminho que lhe levará a Deus. Reserve tempo para lê-lo e saboreá-lo. Costuma-se dizer que o Evangelho é uma «regra de vida». E está certo. Porém, antes de tudo, ele é uma «Boa Notícia». Medite as palavras de Jesus e seus gestos. Você sentirá que algo começa a mover-se em seu coração. Jesus irá lhe curando. Ensinar-lhe-á a viver.

Se você for constante e continuar alimentando a sua vida neste pequeno livro no qual se encontra com Cristo, um dia descobrirás quanta verdade guardam suas palavras: «Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede

Traduzido do espanhol por Telmo José Amaral de Figueiredo.

Fonte: Sopelako San Pedro Apostol Parrokia – Sopelana – Bizkaia (Espanha) – J. A. Pagola – Ciclo B (Homilías) – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.