BRASIL, PÁTRIA EDUCADORA???
O raio X das escolas de ensino básico do país
Thiago Reis e
Ana Carolina Moreno
Mais
da metade das escolas sem esgoto encanado. Quase um terço sem rede de água. Um
quarto sem coleta de lixo. É esse o retrato traçado pelo Censo Escolar 2014. Os números revelam que boa parte das
instituições de ensino ainda não conta com o básico. Mas mostram também que
alguns indicadores, como a oferta de
internet, têm melhorado ano a ano.
De
2010 a 2014, o percentual de escolas com rede de esgoto passou de 42% para 47%
apenas. Já o percentual de escolas com internet foi de 47% para 61% no mesmo
período. Os dados, do Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram tabulados
a pedido do G1 pela Fundação Lemann
e pela Meritt, responsáveis pelo
portal QEdu.
Especialistas
ouvidos pela reportagem apontam a falta de recursos, a ausência de planejamento
e uma gestão deficiente como entraves para uma melhora efetiva dos indicadores
tanto das estruturas prediais como dos equipamentos e mobiliários das escolas.
O pesquisador
Thiago Alves, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), diz que não é razoável pensar em uma escola de
qualidade sem uma infraestrutura adequada. “A gente olha os países ditos
desenvolvidos em educação e não há nenhuma escola com boas notas e uma
estrutura ruim. O problema é que a
qualidade da educação no Brasil é medida apenas por testes”, afirma.
Segundo
ele, a falta de indicadores que vinculem o rendimento acadêmico à qualidade da
infraestrutura escolar é usada por gestores e secretários para o
“desinvestimento” nas reformas físicas. “Mas quando alguém vai escolher uma
escola para o filho, vai sempre optar pela que tem o espaço físico mais
adequado.”
Alves
diz que um dos principais problemas está na má gestão dos recursos. “A parte de infraestrutura custa 10% do
orçamento de educação, mas mesmo assim há dificuldade financeira para custear e
fazer obras. Eu já vi casos de uma
escola que foi construída e o prédio foi entregue com o mictório pregado na
parede, mas sem cano. O aparelho de datashow
estava lá também, mas sem fiação. Isso está muito presente nas secretarias, que
têm dificuldade de planejar, contratar e acompanhar as obras.”
Existem
hoje no país 189.818 escolas de ensino básico – 150.033 públicas e 39.785
particulares.
Veja a
comparação da infraestrutura das escolas de 2010 a 2014, por cidade, em quatro
diferentes itens, clicando aqui.
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