«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sábado, 25 de julho de 2015

17º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Homilia

Evangelho: João 6,1-15

Naquele tempo:
1 Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.
2 Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes.
3 Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos.
4 Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
5 Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?”
6 Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer.
7 Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.
8 Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse:
9 “Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?”.
10 Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11 Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.
12 Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”.
13 Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido.
14 Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”.
15 Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

JOSÉ ANTONIO PAGOLA

O GESTO DE UM JOVEM

De todos os gestos realizados por Jesus durante sua atividade profética, o mais recordado pelas primeiras comunidades cristãs foi seguramente uma maciça refeição organizada no meio de um campo, nas proximidades do lago da Galileia. É o único episódio que consta de todos os evangelhos.

O conteúdo do relato é de uma grande riqueza. Seguindo seu costume, o evangelho de João não o chama de «milagre», mas de «sinal». Com isso, ele nos convida a não ficarmos nos fatos que se narram, mas descobrir, a partir da fé, um sentido mais profundo.

Jesus ocupa o lugar central. Ninguém lhe pede que intervenha. Ele, mesmo, intui a fome daquela gente e propõe a necessidade de alimentá-la. É comovedor saber que Jesus não somente alimentava ao povo com a Boa Notícia [= evangelho] de Deus, mas que lhe preocupava também a fome de seus filhos e filhas.

Como alimentar, no meio do campo, uma multidão numerosa? Os discípulos não encontram nenhuma solução. Felipe diz que não se ponde pensar em comprar pão, pois eles não têm dinheiro. André pensa que se poderia compartilhar o que houver, porém somente um rapaz tem cinco pães e um par de peixes. O que é isso para tantos?

Para Jesus é suficiente. Esse jovem, sem nome nem rosto, tornará possível o que parece impossível. Sua disponibilidade para partilhar tudo o que tem é o caminho para alimentar àquelas pessoas. Jesus fará o restante. Toma em suas mãos os pães do jovem, dá graças a Deus e começa a «reparti-los» entre todos.

A cena é fascinante. Uma multidão, sentada sobre a erva verde do campo, partilhando uma refeição gratuita, num dia de primavera. Não é um banquete de ricos. Não há vinho nem carne. É a comida simples do povo que vive próximo ao lago: pão de cevada e peixe defumado. Uma comida fraterna servida por Jesus a todos graças ao gesto generoso de um jovem.

Esta comida partilhada era, para os primeiros cristãos, um símbolo atraente da comunidade nascida de Jesus para construir uma humanidade nova e fraterna. Evocava-lhes, ao mesmo tempo, a eucaristia que celebravam no dia do Senhor para alimentar-lhes do espírito e da força de Jesus, o Pão vivo vindo de Deus.

Porém, jamais esqueceram o gesto do jovem. Se há fome no mundo, não é por escassez de alimentos, mas por falta de solidariedade. Há pão para todos, falta generosidade para compartilhar. Estamos deixando o progresso do mundo nas mãos do poder financeiro, nos dá medo partilhar o que temos, e o povo morre de fome devido nosso egoísmo irracional.

A RELIGIÃO NÃO É UM SEGURO

O evangelista João termina seu relato da multiplicação dos pães com um detalhe ao qual não se costuma dar importância, no entanto, ele oferece uma chave para evitar uma interpretação equivocada da missão de Jesus.

As pessoas que comeram pão até saciar-se, ao descobrirem que Jesus pode resolver suas necessidades sem esforço algum de sua parte, vão à sua busca para que isso não se acabe. Querem que Jesus seja o rei, que continue solucionando seus problemas. E é, então, que Jesus precisamente desaparece.

A missão de Cristo não é solucionar, de maneira imediata, os problemas de manutenção, bem-estar ou progresso, que os homens têm de resolver utilizando sua inteligência e suas forças. O que Jesus oferece não são soluções mágicas para os problemas, mas um sentido último e uma esperança que podem orientar o esforço e a vida inteira do ser humano.

Por isso, é um erro esperar de Cristo uma solução mais fácil para os problemas. É uma maneira falsa de «fazê-lo rei». É desse modo que, precisamente, o verdadeiro Cristo desaparece de nossa vida, pois sempre que procuramos manipulá-lo para alcançar um nível de vida mais cômodo, estamos pervertendo o cristianismo.

Poucas coisas estão mais distantes do evangelho que essas grosseiras orações ao Espírito Santo, à Virgem Maria ou a algum santo concreto que, repetidas um determinado número de vezes ou publicadas na imprensa, asseguram de modo quase automático um prêmio importante da loteria, uma boa colocação e toda uma classe de felicidade.

Há, claramente, modos mais sutis de manipular a religião. Durante estes últimos anos, vai se estendendo no Ocidente o recurso a certas experiência religiosas como meio para assegurar o equilíbrio psíquico da pessoa. Certamente, a fé contém uma força curadora para o indivíduo e a sociedade, porém não podemos confundir a religião com medicina. Seria degradar a religião utilizá-la com fins terapêuticos como se fosse um dentre tantos remédios úteis.

Como disse muito bem o prestigioso fundador da logoterapia, Viktor Frankl, «a religião não é nenhum seguro com vistas a uma vida tranquila, a uma máxima ausência de conflitos ou qualquer outra finalidade psico-higiênica. A religião dá ao homem mais que a psicoterapia e exige também mais dele».

A religião traz sentido, libera do vazio interior e da desorientação existencial, ajuda a viver na verdade consigo mesmo e com os demais, permite integrar a vida a partir de uma esperança última. Porém, essa mesma fé exige do homem assumir sua própria responsabilidade e lutar por uma vida mais humana, sem deixar a solução dos problemas nas mãos de Deus.

Traduzido do espanhol por Telmo José Amaral de Figueiredo.

Fonte: Sopelako San Pedro Apostol Parrokia – Sopelana – Bizkaia (Espanha) – J. A. Pagola – Ciclo B (Homilías) – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.