«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

domingo, 26 de julho de 2015

Fraqueza do governo e políticos descomprometidos com o país faz economia despencar!

Bancos já projetam dois anos de recessão

Francisco Carlos de Assis

Se a queda do PIB for confirmada em 2015 e 2016, será a 1ª vez que o País acumulará dois anos seguidos de recessão desde a década de 1930
Nilson Teixeira - economista que chefiou a equipe do Credit Suisse

A recuperação da economia brasileira deverá ser realmente lenta. As projeções feitas por bancos e consultorias já têm apontado uma retração mais forte do que o previsto para 2015 e uma recessão para o ano que vem. Nesta sexta-feira, a equipe de economistas do Credit Suisse, chefiada pelo economista Nilson Teixeira, revisou sua projeção de queda para o Produto Interno Bruto (PIB) neste ano de 1,8% para 2,4%. Também foi revista a projeção para 2016. Antes, a previsão era de um crescimento de 0,6%. No relatório desta sexta-feira, a projeção para o PIB de 2016 virou uma recessão de 0,5%.

“Essa seria a primeira vez desde 1930-1931 que o País teria uma recessão por dois anos consecutivos”, destacaram no documento os economistas do Credit Suisse. Naquela época, a economia mundial sofria os efeitos da Grande Depressão de 1929. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o PIB, naquele período, recuou 2,1% em 1930 e 3,3% no ano seguinte.

No cenário traçado pelos outros bancos do País, o Itaú também prevê recessão para 2016 – a economia deverá encolher 0,2%. O Bradesco prevê estagnação para o ano que vem, e o Santander, um pequeno crescimento de 0,1%. 

Forte contração

Para a equipe do Credit Suisse, a dinâmica dos principais indicadores de atividade, como o IBC-Br, por exemplo, indica que o PIB deve sofrer uma significativa contração no 2.º trimestre: “Não descartamos também uma contração no terceiro trimestre de 2015 devido à dinâmica desfavorável nos setores de agropecuária, indústria e serviços. Com isso, esperamos que o crescimento do PIB ante o trimestre anterior recue 1,9% no segundo trimestre de 2015, 0,4% no terceiro e 0,1% no quarto trimestre.”

Na avaliação do Departamento Econômico do Credit Suisse, a maior queda do PIB em 2015 reduz o carrego para 2016. “A estabilidade do PIB no patamar do quarto trimestre durante todos os trimestres de 2016 implicaria em um crescimento negativo do PIB de 0,6% em 2016.

Com isso, nossa previsão de uma contração de 0,5% em 2016 é compatível com uma expansão do PIB de 0,1% ao trimestre na comparação com o trimestre anterior, muito abaixo da média de 0,4% entre o primeiro trimestre de 2011 e o primeiro de 2015”, afirmam os economistas.

Fonte: O Estado de S. Paulo – Economia – Sábado, 25 de julho de 2015 – Pg. B6 – Internet: clique aqui.

Desemprego sobe e renda volta a cair

Idiana Tomazelli

Taxa de desocupação medida pelo IBGE subiu para 6,9% em junho, enquanto a renda recuou 2,9%, a quinta queda consecutiva
 
Adriana Beringuy
Técnica da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE
O mercado de trabalho voltou a dar sinais de forte deterioração. De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE, a taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do País avançou para 6,9% em junho, o nível mais alto para o mês desde 2010. A renda média do trabalhador, por sua vez, recuou 2,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi a quinta queda seguida nessa comparação.

Na média do primeiro semestre, os brasileiros já perderam 2,1% do poder de compra de seus salários em relação a 2014 – no mesmo período do ano passado, havia um aumento de 2,9% na comparação com 2013.

O aumento do desemprego em junho teve reflexo direto do momento ruim do comércio e dos serviços. O impacto da desaceleração da atividade econômica demorou a atingir esses setores, mas desde que chegou tem produzido um efeito devastador. Em junho, comércio e serviços demitiram juntos 209 mil pessoas nas seis regiões metropolitanas em relação a junho do ano passado – cerca de 70% de todas as dispensas no período.

“Além de taxas de desemprego mais elevadas, elas estão assumindo uma tendência de crescimento. A realidade é bem diferente de 2014, que era de um mercado de trabalho estável”, afirmou Adriana Beringuy, técnica da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Em junho do ano passado, a taxa de desemprego estava em 4,8%, então o menor nível para o mês em toda a série. Dessa vez, o recorde é o aumento de 2,1 ponto porcentual.

Além disso, a queda de 1,3% na população ocupada e o aumento de 44,9% na desocupação em relação a junho do ano passado são os resultados mais intensos já observados na Pesquisa Mensal de Emprego. Os dados nesse confronto estão disponíveis desde 2003 e dão uma ideia de rapidez da deterioração no mercado de trabalho.

“A taxa de desemprego está crescendo num ritmo cada vez mais rápido porque a economia está apenas iniciando o processo recessivo”, afirma José Márcio Camargo, economista-chefe da Opus Gestão de Recursos. O especialista vê a taxa de desemprego encerrando em 7% em dezembro (ante 4,3% em igual mês de 2014). “E provavelmente vai atingir dois dígitos em meados do ano que vem.”

Ajuste rápido

As demissões no comércio e nos outros serviços chamaram a atenção pela novidade. No caso dos serviços, principalmente, a força de trabalho encolheu 2,7% em relação a junho do ano passado, uma queda recorde. A dispensa de 114 mil trabalhadores foi maior até mesmo do que na indústria, que há tempos diminui o número de trabalhadores, mas em ritmo mais lento. “A indústria, quando demite, demite o indispensável, pois tem uma mão de obra muito qualificada. No comércio e nos serviços demora mais, porque a recessão leva mais tempo para atingir. Mas, quando atinge, as reduções são muito mais rápidas”, observou Camargo.

O baque sobre a atividade de comércio e serviços é recente. Em maio, o varejo amargou um saldo negativo no volume de vendas em 12 meses pela primeira vez desde março de 2004. A receita nominal dos serviços, por sua vez, mostra crescimento cada vez mais tímido, mesmo sem descontar o efeito dos preços sobre a receita, que é naturalmente de elevação.

“O comércio como um todo deve continuar tendo resultados negativos, já que a queda nas vendas se reflete em menor número de vagas. Além disso, há também uma forte desaceleração nos serviços”, diz a economista Natalia Cotarelli, do banco ABC Brasil, que prevê manutenção no ritmo de extinção de postos de trabalho.

Considerando todas as atividades, 298 mil pessoas perderam o emprego no mês passado em relação a junho de 2014. Só que a procura por trabalho aumentou quase odobro. “O crescimento da desocupação está sendo abastecido por aqueles que perderam emprego e também por pessoas que antes não estavam procurando trabalho e agora passam a pressionar o mercado”, explicou Adriana.

Fonte: O Estado de S. Paulo – Economia – Sexta-feira, 24 de julho de 2015 – Pg. B5 – Internet: clique aqui.

Travessia no deserto

Eliane Cantanhêde

Faltou a Dilma, Levy e Barbosa combinar o pacote com os adversários:
o Congresso 
Joaquim Levy (Ministro da Fazenda) e Dilma Rousseff (Presidente da República)
Ao reduzir o superávit fiscal para 0,15% do PIB e anunciar cortes de R$ 8,6 bilhões no já tão retalhado Orçamento, o governo da presidente Dilma Rousseff simplesmente jogou a toalha. Foi o reconhecimento cristalino de que Dilma, Joaquim Levy e Nelson Barbosa não conseguem ajustar as contas, muito menos estancar a crise.

Por mais que a presidente diga que 2015 é um ano de “travessia”, a dura realidade é que este é um ano de recuos e de trancos para a correção, ou tentativa de correção, de todos os erros crassos cometidos no primeiro mandato, pautado por uma visão embaçada e antiga sobre o que é nacionalismo e desenvolvimento.

O resultado é recessão, quando as empresas produzem menos, o comércio vende menos, os serviços operam menos e todos pagam menos impostos. E o governo, que gastou muito, continua gastando muito. Como em qualquer lar, se você gastou mais do que devia, endividou-se e não ganha o suficiente para arcar com a despesa... dá nisso. O governo não fecha as contas, não consegue mais economizar para amortizar suas dívidas, é obrigado a rever a meta fiscal e a “cortar na carne”, como repetiu Levy na entrevista do anúncio.

Se já cortara R$ 70 bilhões no Orçamento, uma das grandes dificuldades agora é definir onde ainda há o que cortar. Gordura não há mais, enxugar o número de ministérios é fora de cogitação e o que sobra é uma escolha de Sofia. Educação ou Saúde? Defesa ou Desenvolvimento? Relações Exteriores ou Agricultura? Aparentemente, poucos passarão ilesos, tanto que o governo quer maior flexibilização para mexer até nos gastos, digamos, imexíveis.

E aí entra a questão mais delicada. Dilma, Levy e Barbosa, aparentemente, esqueceram de um detalhe no anúncio da mudança da meta fiscal e dos cortes: combinar com os adversários. Essas são medidas que o governo anuncia e o Congresso vota. E vai votar num clima político e econômico péssimo, com a Lava Jato correndo solta e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, voltando do recesso de tacape em punho.

Enquanto a oposição aponta o dedo para culpar Dilma por mais esse jeitinho para fechar as contas públicas sem fechá-las, o governo reage lembrando a parcela bem razoável de responsabilidade do Congresso e da oposição nesse latifúndio de culpas. Os dois lados estão cobertos de razão: Dilma criou o problema, o Congresso dificultou a solução.

A crise começou com o desconhecimento, a ideologia antiquada e a empáfia de Dilma, mas deputados e senadores complicaram ao máximo as votações do ajuste fiscal e foram reduzindo, uma a uma, as previsões de receitas com as mexidas previdenciários e trabalhistas e simplesmente não votaram nem a redução da desoneração fiscal das empresas nem o repatriamento de recursos do exterior. Ou seja: a arrecadação continuou caindo, mas a receita não aumentou tanto quanto nos planos de Levy. E tome crise!

Dilma empurrou o conteúdo econômico para Levy e Barbosa e o conteúdo político para o vice Michel Temer, enquanto trata de cuidar da própria forma. Não apenas da forma física, com o regime da moda e as pedaladas, mas também da forma de se comunicar com uma opinião pública que lhe é hostil. Assim, ela foi aos EUA, à Rússia e à Itália, sediou reunião do Mercosul em Brasília, tem ao menos uma viagem por semana aos Estados, concede uma entrevista daqui outra dali. Mas não há marqueteiro que dê jeito em crises, não há propaganda que encha barriga, nem mandioca que gere emprego.

O primeiro semestre foi um desastre? Pois o segundo não será melhor. Como diz o ditado, nunca está tão ruim que não possa piorar.

Recordar é viver

Os bombeiros estão em ação, mas não custa lembrar que, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo em 10 de março, sua primeira exclusiva sobre a crise, o ex-presidente Fernando Henrique disse com todas as letras (acentuadas pela mágoa) que não faria acordos nem tinha nada a tratar com seu sucessor Lula: “Ele quer é acusar. Ele é o bom, nós somos os maus. Então, não há como dialogar com quem não quer dialogar”.

Fonte: O Estado de S. Paulo – Política – Sexta-feira, 24 de julho de 2015 – Pg. A6 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.