«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Jerusalém: lançada a pedra fundamental do Terra Sancta Museum

Equipe de Reportagem

Complexo dedicado às raízes do cristianismo e
à preservação dos Lugares Santos
quer destacar as ligações entre Jerusalém e
as tradições cristãs locais e internacionais
Em pé, de estola, encontra-se o
Pe. Pierbattista Pizzaballa, franciscano:
Custódio da Terra Santa

Um centro cultural vivo para destacar as ligações entre a cidade de Jerusalém e as tradições cristãs locais e internacionais, desde os primeiros séculos até os dias atuais: esta é a proposta do Terra Sancta Museum, cuja primeira pedra foi lançada ontem [02/07/2015] no Lapidarium, uma das futuras sedes do museu e um importante sítio arqueológico, entre cujos conteúdos há restos da época de Jesus.

O complexo será dedicado às raízes do cristianismo e à preservação dos Lugares Santos, no Convento da Flagelação. A cerimônia foi acompanhada pelo Custódio da Terra Santa, padre Pierbattista Pizzaballa, que, juntamente com o secretário da Terra Santa, padre Sergio Galdi, enterrou em recordação do evento um pergaminho sob a pedra fundamental do museu nascente [foto ao lado].

O evento também contou com a presença do cônsul geral da Itália, Davide La Cecilia, representando o consulado, que tem contribuído para o projeto; o cônsul adjunto da Espanha, Javier Parrondo, que também garantiu o apoio do seu país; o cônsul geral da França, Hervé Magro; o embaixador da Turquia, Mustafa Sarniç; o cônsul geral da Bélgica, Bruno Jans; e a chefe de missão do consulado dos EUA, Dorothy Shea.

Os nomes dos apoiadores foram gravados em algumas lajes temporariamente colocadas perto da pedra fundamental. Ainda é possível participar do projeto através da Associação pro Terra Sancta [clique aqui e aqui para saber mais – em espanhol], que coordena todas as atividades de construção do museu. Quando pronto, o local exporá, entre centenas de objetos, vários presentes dos reinos da Europa que remontam aos períodos bizantino e otomano ou mesmo há vários séculos anteriores.

“Sabemos perfeitamente que não somos os únicos cristãos em Jerusalém”, disse o padre Pizzaballa. “Esperamos que, no futuro, outras igrejas participem deste projeto e que, um dia, haja uma rede de centros, e não apenas cristãos, que permita a todos os visitantes e aos moradores da comunidade respirar as características únicas de Jerusalém”.

Como informa o site oficial da Custódia, o Terra Sancta Museum terá três seções:
1ª) uma sala multimídia e oferecerá uma nova experiência aos visitantes e peregrinos que começam o percurso da Via Dolorosa rumo ao Santo Sepulcro a partir do Convento da Flagelação.
2ª) O museu também acolherá um importante acervo arqueológico e artístico relacionado com a história dos franciscanos na Terra Santa desde o século XIII.
3ª) A seção histórica será alojada no convento de São Salvador.

Fonte: ZENIT.ORG – Roma, 3 de julho de 2015 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.