«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sábado, 24 de outubro de 2015

Papa anuncia o nascimento da Congregação para os leigos

Andrea Tornielli
Vatican Insider
22-10-2015

Ao iniciar a sessão plenária do Sínodo, quinta-feira à tarde, o Papa Francisco confirmou aos padres sinodais o nascimento de uma nova Congregação vaticana que englobará os Pontifícios Conselhos para os Leigos e para a Família, atualmente conduzidos respectivamente pelo cardeal Stranislaw Rylko e pelo bispo Vincenzo Paglia. 
PAPA FRANCISCO

A Congregação terá conexões com a Pontifícia Academia para a Vida, mas esta não será absorvida pelo novo dicastério, porque se trata de uma área que depende de si e em cujo interior colaboram, inclusive, expoentes de outras confissões religiosas e não crentes.

Decidi instituir um novo dicastério com competência sobre os leigos, a família e a vida, que substituirá o Pontifício Conselho para os Leigos e o Pontifício Conselho para a Família, e ao qual estará vinculada a Pontifícia Academia para a Vida” – disse o Papa Francisco. E, por isso, apontou que criou uma comissão especial que redigirá “um texto que delineie canonicamente as competências do novo dicastério, e que será submetido à discussão do Conselho de Cardeais, que se realizará no próximo mês de dezembro”.

O Papa torna sua, desta maneira, a recomendação do “C9”, o conselho dos cardeais que o ajuda na reforma da Cúria e no governo da Igreja universal. Desde fins de 2013, falava-se desta solução, mas durante os encontros dos últimos meses o projeto foi examinado e definido. Francisco instituirá uma comissão encarregada de ajustar o regulamento do novo dicastério, sempre em estreita colaboração com o conselho dos cardeais.

Trata-se de um mais um passo na reforma da Cúria. Um plano que não surge de um só golpe, mas, vai se delineando pouco a pouco: primeiro, com o nascimento da Secretaria para a Economia, depois com a definição da Secretaria para as Comunicações e, agora, com a criação da nova Congregação especificamente dedicada à família e aos leigos.

Traduzido do italiano pelo Cepat. Acesse a versão original artigo, clicando aqui.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Sexta-feira, 23 de outubro de 2015 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.