«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

sábado, 16 de abril de 2016

4º Domingo da Páscoa – Ano C – Homilia

Evangelho: João 10,27-30

Naquele tempo, disse Jesus:
27 «As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.
28 Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
29 Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai.
30 Eu e o Pai somos um.»

JOSÉ ANTONIO PAGOLA

ESCUTAR SUA VOZ E SEGUIR SEUS PASSOS

A cena é tensa e conflitiva. Jesus está passeando dentro do recinto do Templo de Jerusalém. De repente, um grupo de judeus o rodeia acusando-o com ar ameaçador. Jesus não se intimida, mas reprova abertamente a sua falta de fé: «Vós não credes porque não sois ovelhas minhas». O evangelista diz que, ao terminar de falar, os judeus pegaram pedras para apedrejá-lo.

Para provar que não são ovelhas suas, Jesus atreve-se a explicar-lhes o que significa ser dos seus. Somente destaca duas características, as mais essenciais e imprescindíveis: «As minhas ovelhas escutam a minha voz... e elas me seguem». Depois de vinte séculos, os cristãos necessitam recordar novamente que o essencial para ser a Igreja de Jesus é escutar sua voz e seguir seus passos.

A primeira coisa é despertar a capacidade de escutar Jesus. Desenvolver muito mais em nossas comunidades essa sensibilidade, que está viva em muitos cristãos simples que sabem captar a Palavra que vem de Jesus em todo o seu frescor e sintonizar-se com sua Boa Notícia de Deus. O papa João XXIII disse em uma ocasião que «a Igreja é como uma velha fonte do povoado, cuja torneira deve sempre fazer jorrar água fresca». Nesta Igreja velha de vinte séculos, devemos fazer escorrer a água fresca de Jesus.

Se não quisermos que nossa fé vá se diluindo progressivamente em formas decadentes de religiosidade superficial, em meio a uma sociedade que invade nossas consciências com mensagens, slogans, imagens, comunicados e apelos de todo gênero, temos de aprender a colocar no centro de nossas comunidades a Palavra viva, concreta e inconfundível de Jesus, nosso único Senhor.

Porém, não basta escutar sua voz. É necessário seguir Jesus. Chegou o momento de decidirmos entre:
a) contentarmo-nos com uma «religião burguesa» que tranquiliza as consciências, porém sufoca nossa alegria, ou
b) aprender a viver a fé cristã como uma aventura apaixonante de seguir Jesus.

Essa aventura consiste em crer no que Ele acreditou, dar importância ao que Ele deu, defender a causa do ser humano como Ele a defendeu, aproximar-nos dos indefesos e desvalidos como Ele se aproximou, ser livres para fazer o bem como Ele, confiar no Pai como Ele confiou e enfrentarmos a vida e a morte com a esperança com que Ele as enfrentou.

Se aqueles que vivem perdidos, sozinhos e desorientados puderem encontrar na comunidade cristã um lugar onde se aprende a viver juntos de maneira mais digna, solidária e liberta seguindo Jesus, a Igreja estará oferecendo à sociedade um de seus melhores serviços.

Traduzido do espanhol por Telmo José Amaral de Figueiredo.

Fonte: MUSICALITURGICA.COM – Homilías de José A. Pagola – Segunda-feira, 11 de abril de 2016 – 11h48 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.