Papa é o líder mais influente do Twitter
Jamil Chade
Pontífice tem menos
seguidores que Barack Obama,
mas suas mensagens
repercutem mais
Aproveitando a popularidade do papa Francisco, o Vaticano
mergulhou em novas tecnologias de comunicação e conseguiu transformar o
pontífice no líder mais influente no Twitter. Um levantamento da empresa Burson-Marsteller que está sendo
publicado nesta terça-feira revela que líderes
mundiais passaram a aderir ao formato de mensagens para se comunicar e até
fazer anúncios importantes.
Assim como já ocorreu em 2013, o líder mais seguido do mundo
em 2014 continua sendo Barack Obama:
57 milhões de pessoas acompanham @BarackObama.
Ele abriu sua conta em 2007, quando ainda era senador, e foi o primeiro a
entrar na busca de eleitores por meio do Twitter. Em termos de números de
seguidores, o papa vem apenas na segunda
posição, com 20 milhões, nas nove línguas usadas no Twitter da Santa Sé.
O link em língua
portuguesa para o Twitter do Papa é:
@Pontifex_pt
Mas, quando se mede o impacto das mensagens do pontífice,
fica claro quem é o mais influente na rede. Em média, cada tuíte papal é retuitado por 10 mil pessoas. No caso
de Obama, não passa de 1,2 mil.
Conhecido como "Twiplomacy"
(jogo de palavras com Twitter e diplomacia), o estudo tenta avaliar o uso do
site de mensagens por governos e chancelarias. No total, 699 governos de 166 países possuem contas no Twitter.
Chefes de Estado, por meio de contas pessoais, são 172. Apenas 27 países,
principalmente na África, estão fora da rede. O terceiro líder mais seguido é o primeiro ministro indiano,
@NarendraModi, seguido pelo turco Recep
Tayyip Erdogan (@RT_Erdogan). Embora o líder de Ancara seja usuário do
Twitter, em seu país a ferramenta é alvo de censura.
Líderes mundiais já
postaram mais de 2,6 milhões de mensagens pela rede, com uma média de quatro
tuítes por dia. Um dos maiores usuários é o presidente da Venezuela,
Nicolas Maduro, com 41 mensagens por dia e um total de 60 mil tuítes. Na
América Latina, porém, o mais seguido é o mexicano Enrique Peña Nieto, seguido por @JuanManSantos da Colômbia e a
argentina Cristina Fernández de Kirchner, com mais de 3,6 milhões de seguidos
cada. A presidente Dilma Rousseff
aparece na quarta posição, com 3,3 milhões de seguidores.
"O estudo ilustra como governos estão ficando mais
espertos e mais profissionais no uso de mídias sociais", declarou Jeremy Galbraith, CEO da
Burson-Marsteller para a Europa. Hoje, as mensagens dos líderes já incluem
fotos, selfies e vídeos. No total, mais de 4,1 mil embaixadas e embaixadores
também são ativos no Twitter.
Fonte: O Estado de S. Paulo –
Economia / link – Terça-feira, 28 de abril de 2015 – Pg. B16 –
Internet: clique aqui.
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