«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

“A inteligência artificial pode significar o fim da humanidade”, afirma Hawking

Le Monde
03-12-2014
Stephen Hawking - astrofísico britânico
 
O astrofísico britânico Stephen Hawking, que se comunica por intermédio de um computador por causa de uma doença, faz um alerta sobre o desenvolvimento da inteligência artificial. Em uma entrevista à BBC, o cientista afirma que esse tipo de tecnologia poderia evoluir rapidamente e ultrapassar a humanidade, um cenário semelhante ao apresentado em filmes como O Exterminador do Futuro.

Os humanos, limitados

“As formas primitivas de inteligência artificial que nós temos já se mostraram muito úteis. Mas penso que o desenvolvimento de uma inteligência artificial completa poderia significar o fim da humanidade”, afirmou o professor nesta entrevista. “Uma vez que os homens teriam desenvolvido a inteligência artificial, ela alçaria voo sozinha e se reinventaria sozinha em um ritmo cada vez mais rápido”, declarou. “Os humanos, limitados por uma lenta evolução biológica, não seriam capazes de competir e seriam ultrapassados”, prossegue Hawking, considerado um dos cientistas vivos mais brilhantes.

Com doença de Charcot, também chamada de esclerose lateral amiotrófica ou SLA, Stephen Hawking desloca-se em cadeira de rodas e fala com a ajuda de um computador. Ele é a favor das novas tecnologias de comunicação e declarou ter sido um dos primeiros a estar “conectado” no começo da internet.

Riscos ligados à internet

Hawking declarou que a internet trouxe ao mesmo tempo perigos e benefícios, citando uma advertência do novo chefe do Government Communications Headquarters – a agência de espionagem eletrônica britânica –, para quem a internet tornou-se um centro de comando para criminosos e terroristas. “As empresas de internet precisam fazer mais para combater a ameaça, mas o desafio é fazer isso sem sacrificar a liberdade e a privacidade”, disse o astrofísico de 72 anos.

Stephen Hawking anuncia que seu sistema de comunicação, melhorado pelo grupo americano Intel, estará acessível gratuitamente à comunidade científica em janeiro próximo. Congratulando-se com os progressos, o cientista afirma não quer mudar sua voz robótica, que vem de um sintetizador originalmente projetado para um serviço telefônico. "Esta voz é muito clara, embora um pouco robótica. Tornou-se a minha marca e eu não quero mudá-la para uma voz mais natural com um sotaque britânico", disse à BBC. "Aparentemente, as crianças que precisam de uma voz artificial querem uma como a minha”.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Quinta-feira, 4 de dezembro de 2014 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.