«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

SÍNODO SOBRE A FAMÍLIA 2015: COMEÇA A PREPARAÇÃO

Divulgados os Lineamenta da XIV Assembleia Geral do Sínodo, de outubro de 2015

Site da Santa Sé
09-12-2014
 
Como já anunciado, a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos será realizada entre os dias 4 a 25 de outubro de 2015, sobre o tema: "A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo".

Os Lineamenta, isto é, o primeiro dos documentos para tal assembleia, como indicado pelo Papa Francisco no discurso conclusivo da III Assembleia Extraordinária (18 de outubro de 2014), são constituídos essencialmente pela Relatio Synodi redigida pela própria assembleia.

No entanto, para facilitar a recepção do documento sinodal e o aprofundamento dos temas nele tratados, a Relatio é acompanhada por uma série de perguntas, que ajudarão a continuar o caminho sinodal já iniciado e a preparar o Instrumentum laboris [= Instrumento de trabalho, um texto-base para reflexão do Sínodo de outubro de 2015] da próxima assembleia ordinária.

O documento assim composto – cujo original em italiano foi publicado nessa terça-feira – é enviado às conferências episcopais, aos Sínodos das Igrejas Católicas Orientais sui iuris, à União dos Superiores Religiosos e aos dicastérios da Cúria Romana.

Tais órgãos eclesiais, que nos próximos dias receberão o documento traduzido para as suas respectivas línguas de uso mais comum, poderão escolher as modalidades adequadas para assegurar a recepção e o aprofundamento da Relatio Synodi, envolvendo os diferentes componentes das Igrejas particulares e instituições acadêmicas, organizações, agregações laicais e outras instâncias eclesiais, a fim de promover uma ampla consulta sobre a família, segundo a orientação e o espírito do processo sinodal.

Os resultados dessa consulta deverão ser enviadas à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos até o dia 15 de abril de 2015, de modo a poderem ser estudados e valorizados na preparação do Instrumentum laboris, que deverá ser publicado antes da metade de 2015.

As conferências episcopais e as diversas instâncias eclesiais são convidadas a acompanhar o caminho sinodal com momentos oportunos de oração e de celebração pela família e pela preparação da próxima assembleia.

Isso deverá ocorrer particularmente por ocasião da próxima festa litúrgica da Sagrada Família, no dia 28 de dezembro. Além disso, convida-se ao uso frequente da oração do Santo Padre para o Sínodo sobre a Família (o texto, em português, pode ser encontrado aqui).

Já os Lineamenta para o Sínodo de 2015 podem ser encontrados, em italiano, aqui.

Traduzido por Moisés Sbardelotto.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Quinta-feira, 11 de dezembro de 2014 – Internet: clique aqui.
 

O Vaticano envia aos católicos 46 perguntas para o Sínodo 2015

Jacopo Scaramuzzi
La Stampa - Vatican Insider
09-12-2014
Sínodo Extraordinário dos Bispos sobre a Família
(Vaticano, outubro de 2014)
O Vaticano publicou hoje 46 perguntas que a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos enviará a todas as conferências episcopais para realizar uma “ampla consulta” entre os católicos de todo o mundo em vista do sínodo ordinário que se desenvolverá em 2015, o segundo, após aquele extraordinário de outubro passado, dedicado, por vontade do Papa Francisco, ao tema da família.

As perguntas, junto ao relatório final da sessão extraordinária (relatio synodi), são as diretrizes, ou seja, o documento preparatório da sessão do próximo ano. O objetivo das novas perguntas (o comunicado do organismo vaticano conduzido pelo cardeal Lorenzo Baldisseri evita utilizar o termo “questionário” que foi utilizado em novembro de 2013, para as perguntas enviadas em vista do próximo sínodo), é facilitar “a recepção” da relatio synodi e “o aprofundamento dos temas nele tratados”, não excluídos aqueles – os divorciados redesposados e a homossexualidade – que não obtiveram os dois terços no sínodo de outubro passado. As perguntas “pretendem facilitar o devido realismo na reflexão de cada episcopado – lê-se no documento publicado hoje em italiano que será enviado nos próximos dias nas várias línguas às conferências episcopais – evitando que suas respostas possam ser fornecidas segundo esquemas e perspectivas próprias de uma pastoral meramente aplicativa da doutrina, que não respeitaria as conclusões da Assembleia sinodal extraordinária, e afastaria sua reflexão do caminho agora traçado”.

O documento, que cita amplamente a constituição do Concílio Vaticano II Gaudium et Spes e a exortação apostólica do Papa Francisco Evangelii Gaudium, parte de uma “pergunta prévia”:

“A descrição da realidade da família presente na relatio synodi corresponde a quanto se releva na Igreja e na sociedade de hoje? Que aspectos ausentes se podem integrar?”. As questões, segundo quanto exposto pela relatio synodi, começam pelo “contexto e os desafios das famílias”, para depois passar ao “Evangelho da família” (“Quais são as iniciativas para fazer compreender o valor do matrimônio indissolúvel e fecundo como caminho de plena realização pessoal?” é a pergunta número 17), secção que conclui sublinhando que “após haver considerado dos matrimônios exitosos e das famílias sólidas, e ter apreciado o testemunho generoso daqueles que permaneceram fiéis ao vínculo, embora tendo sido abandonados pelo cônjuge, os pastores reunidos no Sínodo se questionaram – de modo aberto e corajoso, mas não sem preocupação e cautela – que olhar deve dirigir a Igreja aos católicos que estão unidos somente com o vínculo civil, àqueles que ainda convivem e àqueles que após um matrimônio válido se divorciaram e redesposaram civilmente” (“Como ajudar a entender que ninguém é excluído da misericórdia de Deus e como exprimir esta verdade na ação pastoral da Igreja com as famílias, em particular aquelas feridas e frágeis?, a pergunta 20).

O documento passa depois, em resenha, na terceira e última parte, as “perspectivas pastorais”, sublinhando que “é importante deixar-se guiar pela virada pastoral que o Sínodo Extraordinário começou a delinear, radicando-se no Vaticano II e no magistério do Papa Francisco. Compete às Conferências Episcopais continuar a aprofundá-la, envolvendo, na maneira mais oportuna, todos os componentes eclesiais, caracterizando-a no seu específico contexto. É necessário fazer de tudo para que não se recomece do zero, mas se assuma o caminho já feito pelo Sínodo Extraordinário como ponto de partida”.

Entre as várias perguntas, também aquelas relativas ao parágrafo 52 (debate sobre a comunhão aos divorciados redesposados) e 55 (homossexualidade) que, junto ao n. 53 (comunhão espiritual), não obtiveram o quórum de dois terços em outubro:
  • “A pastoral sacramental referente aos divorciados redesposados necessita de um ulterior aprofundamento, avaliando também a práxis ortodoxa e tendo presente “a distinção entre situação objetiva de pecado e circunstâncias atenuantes” (n.52). Quais as perspectivas nas quais mover-se?
  • Quais os passos possíveis?
  • Que sugestões para obviar a formas de impedimento não devidas ou não necessárias?”, é a pergunta 38.
  • “De que modo a comunidade cristã dirige sua atenção pastoral às famílias que têm no seu interior pessoas com tendência homossexual? Evitando toda injusta discriminação, de que modo incumbir-se das pessoas em tais situações à luz do Evangelho? Como propor-lhes as exigências da vontade de Deus sobre sua situação?” é a pergunta n. 40.
  • Entre os outros quesitos, também aqueles relativos ao tema da vida, estando incluída a interrupção da gravidez “Como a Igreja combate a chaga do aborto promovendo uma eficaz cultura da vida?”, pergunta 44) e a contracepção (pergunta 41 sobre a Humanae Vitae e o diálogo com a ciência).
Os resultados da consulta “deverão ser enviados à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos até 15 de abril de 2015, de modo a poderem ser estudados e valorizados na preparação do Instrumentum laboris que deverá ser publicado antes do verão” [europeu]. Precisamente hoje, aliás, saiu, aos cuidados do padre Antonio Spadaro, o livro “La famiglia e il futuro” com todos os documentos do sínodo extraordinário. “A família é a comunidade de amor na qual cada pessoa aprende a relacionar-se com os outros e com o mundo”, escreveu hoje o Papa no Twitter.

Traduzido por Benno Dischinger.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Quinta-feira, 11 de dezembro de 2014 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.