Apenas 54% dos jovens concluem o ensino médio até 19
anos, diz estudo
Paulo
Guilherme
Índice tem crescimento
abaixo do esperado, segundo Todos pela
Educação.
Presidente do Inep diz
que educação básica no Brasil “está melhorando”.
Alejandra Meraz Velasco Coordenadora-Geral da ONG "TODOS PELA EDUCAÇÃO" |
Considerado o grande "gargalo" da educação
brasileira, o ensino médio é cursado até
o seu final por apenas 54,3% dos jovens até 19 anos, segundo estudo divulgado
nesta segunda-feira (08/12/2014) pela ONG Todos pela Educação. O levantamento
foi feito com base nos resultados da Pesquisa
Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2013, divulgada em setembro.
Apesar de apresentar uma melhora em relação aos últimos
anos, quando o índice observado para os jovens no ensino médio foi de 46,6% em
2007, 51,6% em 2009 e 53,4% em 2011, os
números revelam as dificuldades que o país encontra para fazer com que os
jovens concluam o ensino médio na idade certa.
Segundo o Todos pela
Educação, o indicador é calculado anualmente com base nos dados da Pnad. Em
2010, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou o
Censo Demográfico, a Pnad não foi realizada. Por causa da diferença
metodológica (os dados do Censo são censitários, e a Pnad é amostral), o
levantamento do Todos pela Educação
não divulga os resultados referentes ao ano de 2010.
O levantamento divulgado nesta segunda-feira mostra que taxa
atual ainda está longe do plano de metas estabelecido pelo Todos pela Educação para 2022. Para cumprir a meta, nos próximos
nove anos, a taxa de jovens de 19 anos com ensino médio completo suba para 90%.
Já a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) é
chegar a 2022 com 85% dos alunos de 15 a 17 anos matriculados no ensino médio.
Alejandra Meraz Velasco, coordenadora-geral do Todos pela Educação, diz que depois de
2009 esperava-se um crescimento mais acelerado, o que não vem ocorrendo.
"Nesse ritmo de crescimento do ensino fundamental e na estagnação do
ensino médio, não vamos alcançar a meta do PNE. A situação é preocupante."
José Francisco Soares, presidente do Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), afirmou ao G1 que "a educação
básica não está parada, está melhorando". "O Brasil teve despertar
tardio para a educação. A tarefa que temos pela frente é muito grande. Estamos caminhando, mas temos muito o que
caminhar. Vamos caminhar no ritmo do Plano Nacional da Educação."
Ele lembra que, em 2007, este índice era de 46,6%, e que os
números de 2013 representam uma melhora considerável. "O ensino médio tem atualmente 8 milhões de alunos. O sistema de
educação teve um fluxo enorme, está se adaptando para atender a esses
alunos."
O estudo mostra ainda que 19,6% dos jovens de 15 a 17 anos
estão ainda no ensino fundamental, 15,7% não estudam e não concluíram o ensino
médio, e 5,9% não estudam, mas já terminaram o ensino médio.
No ensino
fundamental, a taxa de conclusão até os 16 anos foi de 71,7%. O estudo
apontou ainda diferença de aproximadamente 20 pontos percentuais entre as taxas
de jovens declarados brancos que
concluíram o ensino fundamental aos 16 anos (81%) e o ensino médio aos 19 anos
(65,2%), e aqueles que se declaram
negros (60% e 45%, respectivamente).
Em relação à renda, entre
os 25% mais ricos, 83,3% terminam o ensino médio. Já entre os 25% mais pobres, este índice cai para 32,4%.
"As desigualdades na educação são apenas uma das
feições da desigualdade da sociedade", diz Soares. "Algumas
desigualdades tiveram uma queda enorme. Hoje não temos mais desigualdades de
gênero e de acesso à escola."
Fonte: Portal G1 – Educação – 08/12/2014 – 00h00 – Atualizado em 08/12/2014 às 14h33 – Internet: clique aqui.
Cerca de 2 milhões de jovens entre 15 e 17 anos estão
atrasados na escola
Distorção entre idade
e a série dos estudantes brasileiros diminuiu
Sala de ensino médio noturno |
A diferença de mais de dois anos entre a idade do aluno e a
idade prevista para a série em que ele deveria estar matriculado é o que forma
o parâmetro utilizado no cálculo da taxa
de distorção idade-série. Os cálculos continuam mostrando a tendência de aumento da distorção conforme
o aluno avança nos anos da educação básica, saltando de 4,1% no 1º ano do
ensino fundamental para 24,3% no 5º ano, e chegando a 30% no 6º ano.
A conclusão faz parte de um relatório do Movimento
Todos pela Educação, divulgado nesta segunda-feira (08/12/2014).
— Como reflexo dessa situação, o País tinha no ano passado cerca de 2 milhões de jovens entre 15 e 17
anos, que deveriam estar no ensino médio, mas estavam ainda no ensino
fundamental, e outros 1,6 milhão,
aproximadamente, que saíram da escola sem concluir a educação básica. No
ensino médio, 33,1% dos alunos estavam com atraso escolar já no 1º ano.
Regiões
do País
Comparando a situação de cada etapa em diferentes partes do
País, observa-se novamente que as regiões
Norte e Nordeste são as que mais sofrem com esse problema, com taxas de
distorção idade-série no ensino fundamental que chegam ser mais que o dobro da
taxa no Sudeste, região com menor
percentual de alunos atrasados.
Mas, mesmo no Sudeste, as disparidades são evidentes: São Paulo, o Estado que historicamente
sofre menos com esse problema, tem uma taxa de atraso escolar de 7,6% no ensino
fundamental e 15,3% no ensino médio, enquanto o Rio de Janeiro tem, respectivamente, 26,3% e 32,6%, em 2013.
Apesar de serem as regiões que apresentam, desde 2006, os
maiores percentuais de alunos com distorção idade-série, o Norte e o Nordeste
são também os Estados onde mais houve evolução nesse aspecto, com uma queda de
9,6 pontos percentuais e 11,2 pontos percentuais, respectivamente no ensino
fundamental, e de 15,3 pontos percentuais e 20,1 pontos percentuais, no ensino
médio.
Metas
do Movimento Todos pela Educação
O objetivo do relatório do Movimento Todos pela Educação é acompanhar anualmente as cinco metas de ensino e aprendizagem
estipuladas pela organização para os estudantes brasileiros. São elas:
·
toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola
(meta 1);
·
toda criança plenamente alfabetizada até os 8
anos (meta 2);
·
todo aluno com aprendizado adequado à sua série
(meta 3);
·
todo jovem com ensino médio concluído até os 19
anos (meta 4) e
·
investimento em educação ampliado e bem gerido
(meta 5).
Fonte: Portal R7 – Notícias – Educação – 08/12/2014 – 00h00 – Atualizado em 08/12/2014 às 12h45 – Internet: clique aqui.
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