«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

«Não devemos ter medo de deixar os “odres velhos”» - diz Papa Francisco

Religión Digital
27-11-2014
Papa Francisco
A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica realizou sua assembleia plenária refletindo sobre a atualidade da vida consagrada na Igreja, 50 anos após os documentos conciliares Lumen Gentium e Perfectae Caritatis. O tema escolhido foi “Vinho novo em odres novos” e o Papa Francisco, recebendo na manhã desta quinta-feira 80 de seus participantes, baseou seu discurso nos múltiplos significados desta frase.

“Na parcela da vinha do Senhor representada pelos que escolheram imitar Cristo mais de perto mediante a profissão dos conselhos evangélicos, amadureceu a uva nova e se espremeu o vinho novo – observou o Pontífice. Nestes dias vocês se propuseram a discernir a qualidade e o sabor do ‘vinho novo’ colhido na longa temporada da renovação, e ao mesmo tempo avaliar se os odres que o contêm, representados pelas formas institucionais presentes hoje em dia na vida consagrada, são adequados para conter este ‘vinho novo’ e favorecer seu pleno amadurecimento. Como lhes recordei outras vezes, não devemos ter medo de deixar os ‘odres velhos’: ou seja, de renovar os hábitos e as estruturas que, na vida da Igreja e, portanto, também na vida consagrada já não respondem ao que Deus nos pede hoje para fazer avançar o Reino de Deus no mundo: as estruturas que nos dão falsa proteção e condicionam o dinamismo da caridade e dos hábitos que nos afastam do rebanho ao qual fomos enviados e nos impedem de escutar o grito dos que esperam a Boa Nova de Jesus Cristo”.

“Não devemos esconder – prosseguiu – os pontos fracos que a vida consagrada pode ter em nossos dias como a resistência de alguns setores à mudança, a menor força de atração, o grande número de abandonos, a fragilidade de alguns caminhos de formação, o afã pelas tarefas institucionais e ministeriais em detrimento da vida espiritual, a difícil integração da diversidade cultural e geracional, o problemático equilíbrio no exercício da autoridade e no uso de bens. Preocupa-me também a pobreza... Santo Inácio dizia que a pobreza é a mãe e também o muro da vida consagrada. E é mãe também porque dá a vida e como muro protege do mundanismo. Queiram continuar escutando os sinais do Espírito que abre novos horizontes e empurra para novos caminhos, sempre partindo da regra suprema do Evangelho e inspirados pela audácia criativa de seus fundadores e fundadoras”.

O Papa enumerou depois os critérios de orientação a seguir na “árdua tarefa de avaliar o vinho novo e comprovar a qualidade dos odres”, citando entre eles: 
  • a originalidade evangélica das opções, 
  • a fidelidade carismática, 
  • a primazia do serviço, 
  • a atenção aos mais pequenos e fracos e 
  • o respeito à dignidade de cada pessoa.
Antes de finalizar, animou os presentes a continuar trabalhando com generosidade e empenho na vinha do Senhor, “para colher o vinho bom que revitaliza a vida da Igreja e alegra os corações de tantos irmãos e irmãs necessitados da atenção de vocês”. E destacou que “nem a substituição dos odres velhos pelos novos é automática; requer o compromisso e a capacidade para proporcionar o espaço idôneo para acolher e fazer frutificar os dons com que o Espírito continua embelezando a Igreja, sua esposa”.

“Não se esqueçam – concluiu – de continuar no caminho de renovação iniciado e, em grande medida, realizado nos últimos 50 anos, examinando toda novidade à luz da Palavra de Deus e escutando as necessidades da Igreja e do mundo contemporâneo e utilizando todos os meios que a Igreja põe à sua disposição para avançar no caminho da santidade pessoal e comunitária. E entre estes meios o mais importante é a oração... Digam aos novos membros, por favor, que rezar não é perder tempo, que adorar a Deus e louvá-lo não é perder tempo. Se nós, os consagrados, não tomamos cada dia um tempo para nos encontrarmos com Deus na gratuidade da oração, o vinho poderá virar vinagre”.

Traduzido por André Langer.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Quinta-feira, 4 de dezembro de 2014 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.