«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

domingo, 10 de janeiro de 2016

Batismo do Senhor – Ano C – Homilia

Evangelho: Lucas 3,15-16.21-22


Naquele tempo:
15 O povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias.
16 Por isso, João declarou a todos: «Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.»
21 Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu
22 e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz:
«Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer.»

JOSÉ ANTONIO PAGOLA


UM BATISMO NOVO

O Batista fala de maneira muito clara: «Eu vos batizo com água», porém isto só não basta. Deve-se acolher em nossa vida a outro mais forte, repleto do Espírito de Deus: Ele vos batizará com o Espírito Santo e fogo.

São muitos os «cristãos» que ficaram na religião do Batista. Foram batizados com «água», porém não conhecem o batismo do «espírito». Talvez, a primeira coisa de que todos nós necessitamos seja deixar-nos transformar pelo Espírito que mudou, totalmente, a Jesus. Como é sua vida depois de receber o Espírito de Deus?

Jesus se distancia do Batista e começa a viver a partir de um horizonte novo. Não deve viver preparando-nos para o juízo iminente de Deus [fim dos tempos]. É o momento de acolher a um Deus Pai que busca fazer da humanidade uma família mais justa e fraterna. Quem não vive a partir dessa perspectiva, não conhece ainda o que é ser cristão.

Movido por esta convicção, Jesus deixa o deserto e marcha para a Galileia para viver próximo aos problemas e sofrimentos das pessoas. É aí, no meio da vida, onde se deve sentir a Deus como «algo bom»: um Pai que atrai a todos para buscar juntos uma vida mais humana. Quem não sente Deus assim, não sabe como vivia Jesus.

Jesus abandona também a linguagem ameaçadora do Batista e começa a contar parábolas que jamais teriam ocorrido a João. O mundo deve saber a bondade que é este Deus que busca e acolhe sempre seus filhos perdidos porque só quer salvar, não condenar. Quem não fala esta linguagem de Jesus, não anuncia a sua boa notícia.

Jesus deixa a vida austera do deserto e se dedica a fazer «gestos de bondade» que o Batista nunca havia feito. Cura enfermos, defende o pobres, toca os leprosos, acolhe à sua mesa pecadores e prostitutas, abraça crianças da rua. As pessoas têm de sentir a bondade de Deus em sua própria carne. Quem fala de um Deus bom e não faz os gestos de bondade que fazia Jesus faz cair em descrédito sua mensagem.

NOVA ESPIRITUALIDADE

«Espiritualidade» é uma palavra desafortunada. Para muitos só pode significar algo inútil, distante da vida real. Para que pode servir? O que interessa é o concreto e prático, o material e não o espiritual.

No entanto, o «espírito» de uma pessoa é algo valorizado na sociedade moderna, pois indica o mais profundo e decisivo de sua vida: a paixão que anima alguém, sua inspiração última, o que contagia os demais, o que essa pessoa vai colocando no mundo.

O espírito anima nossos projetos e compromissos, configura nosso horizonte de valores e nossa esperança. Segundo for o nosso espírito, assim será nossa espiritualidade. E assim será também nossa religião e nossa vida inteira.

Os textos que os primeiros cristãos nos deixaram mostra-nos que eles vivem sua fé em Jesus Cristo como um forte «movimento espiritual». Sentem-se habitados pelo Espírito de Jesus. Somente é cristão quem foi batizado com esse Espírito. «Aquele que não tem o Espírito de Cristo não lhe pertence». Animados por esse Espírito, vivem tudo de maneira nova.

A primeira coisa que muda radicalmente é sua experiência de Deus. Não vivem mais com «espírito de escravos», dominados pelo medo de Deus, mas com «espírito de filhos» que se sentem amados de maneira incondicional e sem limites por um Pai. O Espírito de Jesus lhes faz gritar do fundo de seu coração: Abbá, Pai! Esta experiência é a primeira coisa que todos deveriam encontrar nas comunidades de Jesus.

Muda também sua maneira de viver a religião. Não mais se sentem «prisioneiros da lei», das normas e dos preceitos, mas livres pelo amor. Agora sabem o que é viver com «um espírito novo», escutando o chamado do amor e não com «a letra velha», ocupados em cumprir obrigações religiosas. Este é o clima que temos de cuidar entre todos e promover nas comunidades cristãs, se quisermos viver como Jesus.

Descobrem também o verdadeiro conteúdo do culto a Deus. O que agrada ao Pai não são os ritos vazios de amor, mas que vivamos «no espírito e em verdade». Essa vida vivida no espírito de Jesus e na verdade de seu evangelho é para os cristãos seu autêntico «culto espiritual».

Não podemos esquecer o que Paulo de Tarso dizia para as suas comunidades: «Não apagueis o Espírito». Uma Igreja apagada, vazia do espírito de Cristo, não pode viver nem comunicar sua verdadeira Novidade. Não pode saborear nem difundir sua Boa Notícia. Cuidar da espiritualidade cristã é reavivar a nossa religião.

Traduzido do espanhol por Telmo José Amaral de Figueiredo.

Fonte: Sopelako San Pedro Apostol Parrokia – Sopelana – Bizkaia (Espanha) – J. A. Pagola – Ciclo C (Homilías) – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.