«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Área metropolitana de São Paulo abriga "áfricas e europas"


JOSÉ BENEDITO DA SILVA
DE SÃO PAULO


Nova região será criada com 39 cidades e níveis de desenvolvimento de países como Noruega e Djibuti

Região Metropolitana vai ser oficializada na quinta-feira pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB)

De um lado, São Caetano, com índices de qualidade de vida próximos aos da Noruega e Austrália, líderes mundiais; do outro, Francisco Morato [foto ao lado] e Embu-Guaçu, com taxas iguais à da Albânia e inferiores à do Panamá.

A nova Região Metropolitana de São Paulo, que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) instalará oficialmente na quinta-feira, nasce sob o signo da desigualdade.

O quadro, reconhece o governo, é a maior ameaça à consolidação da metrópole de 19,7 milhões de habitantes (metade da população paulista) e 10,2% do PIB do país.

O cenário é fruto de décadas de falta de planejamento e entrave para a região pois, entre outros pontos, aumenta os deslocamentos atrás de emprego, saúde e educação.

Para evitar a disputa predatória por verbas, a estratégia é fortalecer o Conselho de Desenvolvimento, com Estado e prefeitos das 39 cidades.

É ele quem vai definir as prioridades e investimentos.

O governo, diz Edson Aparecido, secretário do Desenvolvimento Metropolitano, vai usar as definições para elaborar o Orçamento e o Plano Plurianual, a partir de 2012.

"PATO MANCO"

A metrópole terá cinco sub-regiões. As prioritárias são norte e leste, com baixos índices de qualidade de vida, renda, atividade econômica e oferta de serviços públicos e altas taxas de mortalidade, evasão escolar e violência.

"A ideia é direcionar para lá setores da produção, porque não dá mais para construir trem, metrô, para deslocar milhares de pessoas. A metrópole não pode ser um pato manco", diz Aparecido.

A metrópole "manca" em várias áreas. Em mortalidade infantil, há índices canadense, como o de Guararema (5,1 mortes de crianças com menos de 1 ano a cada mil nascidas vivas), e líbio, como o de Rio Grande da Serra (21,2).

Estudo divulgado semana passada pela Câmara de SP mostra que o PIB per capita da região é 80% superior ao do país, mas 22 dos 39 municípios que a compõem têm índice abaixo da média nacional.

O pior deles, o de Francisco Morato (R$ 4.834), é inferior ao do Djibuti, país pobre do norte da África (R$ 5.010).

Para o urbanista Kazuo Nakano, do Instituto Pólis, a falta de pólos que distribuam as demandas da metrópole é o problema central. Ele diz que é preciso, porém, ter cuidado com estratégia e execução.
"Há muitas obras sem planos e muitos planos sem obras."

Veja os índices das cidades da nova Região Metropolitana em:
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/928573-area-metropolitana-de-sao-paulo-abriga-africas-e-europas.shtml

Fonte: Folha de S. Paulo - Cotidiano - Domingo, 12 de junho de 2011 - Pg. C8 - Internet: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1206201113.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.