«Quando devemos fazer uma escolha e não a fazemos, isso já é uma escolha.» (William James [1842-1910]: filósofo e psicólogo norte-americano)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Rio de Janeiro sediará a Jornada Mundial da Juventude 2014


 Jesús Bastante
Religión Digital - Espanha
(08/06/2011)

No dia 21 de agosto deste ano, antes do término da Jornada Mundial da Juventude de Madri, Bento XVI anunciará o nome da próxima cidade que irá acolher centenas de milhares de jovens católicos em torno do Papa. E a escolhida será... o Rio de Janeiro [foto acima]. Como já adiantou Religión Digital em junho de 2010, o país com maior número de católicos do mundo abrigará a JMJ de 2014. E o fará semanas depois de encerrar outro grande evento, que sem dúvida colocará o Brasil no centro do mundo: a Copa do Mundo de Futebol.

Desde que o Religión Digital adiantara o anúncio, os responsáveis da Igreja brasileira começaram a trabalhar duramente para que o evento seja um sucesso. De fato, segundo pôde saber este portal, a colaboração entre os episcopados brasileiro e espanhol está sendo total, e alguns dos futuros responsáveis pela JMJ do Rio 2014 já colaboram com os atuais gestores de Madri 2011.

O país sul-americano foi um dos primeiros a ser visitado pelo Pontífice, em maio de 2007, e ao longo dos próximos anos se converterá em um dos eixos da sociedade mundial, com a realização de três eventos de caráter global: os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016; a Copa do Mundo de Futebol, entre junho e julho de 2014; e, apenas um mês depois, a Jornada Mundial da Juventude.

O Brasil é um dos gigantes emergentes da economia mundial, e um dos rincões da América Latina com maior número de católicos: 180 milhões, e que, em contrapartida, está sofrendo uma sangria de abandonos em favor de grupos evangélicos. O Brasil acolheu também, em Aparecida, a V Conferência do Episcopado Latino-americano.

Até agora, o lugar escolhido para a JMJ era um autêntico segredo. De fato, diferentes fontes chegaram a negar qualquer possibilidade do Rio de Janeiro, indicando Aparecida ou Belo Horizonte como principais candidatas. Finalmente, será a capital do carnaval a que vai receber o Santo Padre dentro de três anos. O anúncio será feito em Madri. E, novamente, o portal Religión Digital se adiantou.

A tradução é do Cepat.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos - On-Line - 09/06/2011 - Internet: http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=44108

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.